Empresários e outras pessoas ligadas ao setor industrial no município participaram na Escola de Gestão da segunda reunião comunitária sobre Mobilidade na noite de quarta-feira (18). Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, estes atores tiveram a oportunidade de falar sobre os problemas de mobilidade, as potencialidades e sugerir prioridades de ações no setor.
Essas reuniões visam aprofundar as discussões sobre mobilidade de acordo com os interesses de áreas específicas. Araucária vem desenvolvendo seu Plano de Mobilidade e precisa da colaboração da comunidade para construí-lo.
Com participação intensa nesta quarta-feira, os presentes abordaram temas como os acessos a Araucária, deslocamento de cargas, calçadas e ciclovia. A Avenida das Araucárias, um importante eixo onde há inúmeras indústrias, foi um dos destaques durante as discussões.
Última – A terceira e última reunião comunitária reunirá pessoas ligadas ao meio rural na sala da Catequese da igreja Matriz (Praça Vicente Machado). O evento começa às 18 horas desta sexta-feira (20). Transporte coletivo, escoamento de produção agrícola e conservação das estradas são alguns dos prováveis temas a serem debatidos. Na primeira das reuniões, no dia 16, o uso de bicicleta (ciclovias), calçadas, transporte público e eixos viários (acesso aos bairros) foram destaques nas discussões com moradores da área urbana, público convidado daquela noite.
A população também está contribuindo com informações importantes para definir o planejamento da Política de Mobilidade por meio de uma pesquisa rápida e de fácil preenchimento está disponível exclusivamente no site da Prefeitura. A pesquisa é uma das ações que servem como base para elaboração do Plano de Mobilidade de Araucária.
Planejar o deslocamento de pessoas, bens e veículos pela cidade de forma organizada e de acordo com as reais necessidades da população é o objetivo do Plano de Mobilidade de Araucária (PlaMob). Com o PlaMob, a ideia é garantir o acesso democrático aos espaços urbanos e a serviços essenciais, como saúde, educação, lazer e trabalho.
SMCS