Paraná

Robô-cirurgião fará operações no hospital Erasto Gaertner

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Hospital Erasto Gaetner, terão o auxílio da mais alta tecnologia quando necessitarem passar por alguns procedimentos cirúrgicos. Hoje, o Erasto comemora 44 anos com a aquisião de um cirurgião-robo, que fará cirurgias minimamente invasivas em pacientes do Hospital Erasto Gaertner atendidos pelo SUS. O Erasto Gaertner será o primeiro hospital do país a utilizar esse tipo de tecnologia no SUS.

O aparelho vai auxiliar os médicos com precisão, a retirada de tumores nas cirurgias oncológicas de urologia, ginecologia, cabeça e pescoço. A aquisição do robô é considerada um avanço para o tratamento do câncer no Sul do país: trata-se do primeiro Sistema Cirúrgico Robótico do estado, e também de Santa Catarina. A compra do equipamento foi feita através Programa Nacional de Atenção Oncológica (Pronon).

A previsão do término da instalação do Sistema Robótico, e das obras necessárias de ampliação do Centro Cirúrgico do hospital, para receber o equipamento, é 15 de dezembro. Os recursos para o robô e seus acessórios somaram R$10 milhões, integralmente captados por dedução do imposto de renda de 2015 de pessoas físicas e jurídicas. O projeto foi ideia do superintendente do hospital, Adriano Lago.

Sistemas — Outro hospital que está investindo na automação é o Nossa Senhora das Graças. Há dois meses, o sistema passou a ajudar médicos e equipe de enfermagem a salvar vida dos pacientes. O robô é inédito no mundo, e identifica casos de sepse, que é uma das principais causas de mortes em UTIS.

O robô Laura, desenvolvido com tecnologia cognitiva, — ou seja, ele é capaz de aprender novos sistemas — atua em tarefas, projetos e processos, em tempo real, a fim de minimizar erros operacionais. Com isso, haverá um melhor gerenciamento de riscos, pois pelo mapeameto de falhas operacionais é possível informar os responsáveis a tempo, poupando tempo, recursos e até vidas.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.