Araucária

Saiba como denunciar violência, abandono e maus tratos contra idosos

“Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. Este trecho é do artigo 4ª do Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/2003) e reforça o compromisso de toda a sociedade em garantir vida digna a todos os idosos. Denúncias de descumprimento dessas garantias devem ser realizadas pelo Disque 100(anonimato garantido) ou via Ouvidoria Geral da Prefeitura de Araucária (0800-643-1550 ou ouvidoria@araucaria.pr.gov.br). Para casos flagrantes de violência, é possível acionar a Polícia Militar (telefone 190) ou a Guarda Municipal (telefone 153).

O artigo 4º do Estatuto do Idoso é claro ao dizer também que “é dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso”. Dessa forma toda a sociedade é convocada a prevenir e ajudar no combate aos mais diversos tipos de ameaça a que as pessoas idosas possam ser submetidas, independente se em estabelecimentos de repouso ou junto à própria família.

Apoio – Constatada a violação de direitos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Araucária (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realiza um trabalho de acompanhamento do idoso e da família visando restabelecer as relações de cuidado. No momento, o CREAS está acompanhando 42 casos relacionados aos mais diversos tipos de violência contra o idoso no município. Segundo o Estatuto do Idoso, o atendimento do idoso deve ser realizado prioritariamente por sua própria família.

Outra ação importante, e que a Prefeitura está integrada, é o da Rede de Proteção de Araucária. Esta rede, formada por diversas estruturas da Prefeitura, além de órgãos como o Conselho Tutelar e o Ministério Público, tem trabalho articulado visando prevenir ou então combater violações de direitos contra idosos, mulheres, crianças e outros grupos.

Prefeitura de Araucária- 05/02/2019

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.