Araucária

Saiba como descartar materiais como óleo de cozinha, baterias e vidros

Saber como descartar o lixo reciclável, assim como lâmpadas, baterias, pilhas, vidros e eletrônicos contribui com a preservação do meio ambiente e também evita com que acidentes aconteçam. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) orienta que os resíduos domiciliares não sejam misturados a rejeitos e ao lixo orgânico. Para isso, é necessário armazenar vidros quebrados e lâmpadas em embalagens resistentes como caixas de papelão ou garrafas plásticas. A medida ajuda na segurança dos coletores. Já as pilhas e baterias devem ser embaladas em plástico resistente para evitar que entre umidade.

Há duas formas de descarte desse tipo de material. Uma delas é entregar aos caminhões da coleta seletiva que passam semanalmente na área urbana e mensalmente na área rural. Outra forma de descarte é levar lâmpadas, pilhas, e baterias até os Pontos de Entrega Voluntária, os PEVs.

Existem nove PEVs espalhados pela cidade. Eles podem ser encontrados no Parque Cachoeira, Paço Municipal, Praça Vicente Machado (Matriz), Centro de Informações Turísticas (Av. Vitor do Amaral ao lado Banco Brasil), Terminal Rodoviário Central (área externa), Centro de Saúde da Mulher e do Idoso (próximo ao CEMO), Praça da Bíblia (próximo à Câmara Municipal), Terminal da Vila Angélica (área interna) e UPA (Jd. Planalto).

Apenas em 2018, foram recolhidos por meio dos PEVs cerca de 2.200 lâmpadas, 240 pilhas e baterias e aproximadamente 290 litros de óleo de cozinha, representando 20% da coleta desses materiais no município. Após o recolhimento, as lâmpadas, pilhas e baterias são encaminhadas para uma empresa terceirizada que faz a descontaminação desses produtos. Já os vidros, papéis, plásticos, óleo de cozinha, placas de vídeo e materiais eletroeletrônicos são encaminhados pela coleta seletiva para o Centro de Processamento e Transferência de Materiais de Araucária, a CPTMR. Os materiais contribuem para a geração de renda da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araucária, a Reciclar. A CPTMR fica no bairro São Sebastião.

Para solicitar a coleta de materiais volumosos como móveis, madeiras e eletrônicos é necessário ligar no telefone 3014-7480. Esse serviço é oferecido para residências. As empresas e comércios devem entrar em contato (mesmo número de telefone) para pedir mais orientações de como descartar esses resíduos.

Para mais informações, basta ligar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nos telefones 3614-7480 ou 3614-7481.

Prefeitura de Araucária 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.