Araucária

Saiba quando acionar a Defesa Civil de Araucária e qual o telefone de contato

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas e de resposta (socorro e assistenciais) destinadas a evitar ou minimizar as consequências de desastres, de causa natural ou não. Muitas pessoas ficam em dúvida em quais situações acionar esse órgão e como contatá-lo. Confira nesse texto algumas informações sobre a Defesa Civil de Araucária. O telefone do plantão na cidade é o mesmo da Guarda Municipal, o 153. O telefone de atendimento em horário comercial é o 3901-5490.

Pelo caráter emergencial do trabalho que exerce, a Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O órgão tem diversas atribuições, dentre elas o mapeamento de áreas de risco e faz a orientação da população sobre como agir em momentos de risco. Em situações de emergência, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) faz os atendimentos e intermediações com as secretarias da Prefeitura que possam auxiliar nos serviços de apoio, assim como com outras instituições e com a sociedade.

“Quando uma família está desalojada devido um vendaval, por exemplo, a Defesa Civil faz os primeiros encaminhamentos. Verifica quais as necessidades básicas e entra em contato com as outras secretarias. A Secretaria de Esporte pode ceder um ginásio, a Saúde auxiliar em questões de epidemiologia, a Assistência Social com doações. E assim por diante. Todas parcerias são importantes, não só da Prefeitura, mas terceiro setor, esfera privada e população, que também pode ajudar, afinal a Defesa Civil somos todos nós”, relata o coordenador da COMPDEC de Araucária, Laurency Kendi Casagrande.

Você pode acionar a Defesa Civil em casos de:
– Alagamento;
– Inundação;
– Desabamento;
– Deslizamento;
– Destelhamento;
– Quedas de árvores;
– Graves desastres com vítimas e desabrigados;
– Colisão, tombamento ou queda de veículo de transporte;
– Colapso em edificação;
– Ruptura ou colapso de vias públicas;
– Acidentes envolvendo grande número de pessoas;
– Explosão, acidentes com combustíveis ou produtos perigosos.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.