
A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas e de resposta (socorro e assistenciais) destinadas a evitar ou minimizar as consequências de desastres, de causa natural ou não. Muitas pessoas ficam em dúvida em quais situações acionar esse órgão e como contatá-lo. Confira nesse texto algumas informações sobre a Defesa Civil de Araucária. O telefone do plantão na cidade é o mesmo da Guarda Municipal, o 153. O telefone de atendimento em horário comercial é o 3901-5490.
Pelo caráter emergencial do trabalho que exerce, a Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O órgão tem diversas atribuições, dentre elas o mapeamento de áreas de risco e faz a orientação da população sobre como agir em momentos de risco. Em situações de emergência, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) faz os atendimentos e intermediações com as secretarias da Prefeitura que possam auxiliar nos serviços de apoio, assim como com outras instituições e com a sociedade.
“Quando uma família está desalojada devido um vendaval, por exemplo, a Defesa Civil faz os primeiros encaminhamentos. Verifica quais as necessidades básicas e entra em contato com as outras secretarias. A Secretaria de Esporte pode ceder um ginásio, a Saúde auxiliar em questões de epidemiologia, a Assistência Social com doações. E assim por diante. Todas parcerias são importantes, não só da Prefeitura, mas terceiro setor, esfera privada e população, que também pode ajudar, afinal a Defesa Civil somos todos nós”, relata o coordenador da COMPDEC de Araucária, Laurency Kendi Casagrande.
Você pode acionar a Defesa Civil em casos de:
– Alagamento;
– Inundação;
– Desabamento;
– Deslizamento;
– Destelhamento;
– Quedas de árvores;
– Graves desastres com vítimas e desabrigados;
– Colisão, tombamento ou queda de veículo de transporte;
– Colapso em edificação;
– Ruptura ou colapso de vias públicas;
– Acidentes envolvendo grande número de pessoas;
– Explosão, acidentes com combustíveis ou produtos perigosos.
Foto: Carlos Poly/SMCS