
Inaugurada em Araucária no mês de agosto de 2002, a base de atendimentos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completou 10 anos de atuação no município na última terça-feira (02). A data foi comemorada com um bolo para os colaboradores do serviço que desempenham um papel fundamental no socorro para toda a sociedade araucariense, reduzindo tempo de resposta às situações e urgência que acometem a população, além de contribuir na redução da superlotação das portas hospitalares.
O SAMU Araucária possui uma estrutura composta por 3 ambulâncias, sendo 1 Alfa (suporte avançado à vida) e 2 Bravos (suporte básico a vida) e conta com cerca de 34 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem socorristas e condutores socorristas.

O Ministério da Saúde determina que a quantidade de viaturas do serviço obedeça ao critério populacional estimado. Portanto, cidades com até 450 mil habitantes conforme Portaria Nº 1.864, como o caso de Araucária, possui 1 unidade para o suporte avançado de vida. A Secretaria de Estado de Saúde já está fazendo um levantamento para uma possível ampliação da frota no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), no ano de 2021, o serviço realizou 6.373 atendimentos, uma média de 531 por mês. Somente no primeiro semestre deste ano foram, em média, 566 atendimentos mensais, totalizando 3.401 pacientes socorridos.
Quando chamar o SAMU
O serviço pode ser acionado para: atendimentos clínicos, ou seja: desmaios, falta de ar, dores de cabeça, dores no peito, convulsões, hipertensão, diabetes descompensada e também para emergências clínicas quando o estado de saúde for grave e não tenha sido causado por nenhum fator externo. O telefone do serviço é o 192.
SCMS Araucária