Araucária

SAMU Araucária completa 10 anos de atuação

Inaugurada em Araucária no mês de agosto de 2002, a base de atendimentos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) completou 10 anos de atuação no município na última terça-feira (02). A data foi comemorada com um bolo para os colaboradores do serviço que desempenham um papel fundamental no socorro para toda a sociedade araucariense, reduzindo tempo de resposta às situações e urgência que acometem a população, além de contribuir na redução da superlotação das portas hospitalares. 

O SAMU Araucária possui uma estrutura composta por 3 ambulâncias, sendo 1 Alfa (suporte avançado à vida) e 2 Bravos (suporte básico a vida) e conta com cerca de 34 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem socorristas e condutores socorristas.

O Ministério da Saúde determina que a quantidade de viaturas do serviço obedeça ao critério populacional estimado. Portanto, cidades com até 450 mil habitantes conforme Portaria Nº 1.864, como o caso de Araucária, possui 1 unidade para o suporte avançado de vida. A Secretaria de Estado de Saúde já está fazendo um levantamento para uma possível ampliação da frota no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), no ano de 2021, o serviço realizou 6.373 atendimentos, uma média de 531 por mês. Somente no primeiro semestre deste ano foram, em média, 566 atendimentos mensais, totalizando 3.401 pacientes socorridos.

Quando chamar o SAMU

O serviço pode ser acionado para: atendimentos clínicos, ou seja: desmaios, falta de ar, dores de cabeça, dores no peito, convulsões, hipertensão, diabetes descompensada e também para emergências clínicas quando o estado de saúde for grave e não tenha sido causado por nenhum fator externo. O telefone do serviço é o 192.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.