Araucária

Sanepar divulga tabela de rodízio em Curitiba e RMC até 15 de setembro; confira

A Sanepar divulgou nesta quinta-feira (09) a tabela com programação do rodízio no abastecimento de água de 9 a 15 de setembro em Curitiba e outras 13 cidades da Região Metropolitana: Araucária, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. 

Nesta quinta, o nível do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e RMC está em 50,94%.

Estão destacadas em vermelho as áreas que tiveram rodízio suspenso devido a serviços e obras programadas, e em amarelo as novas datas dessas regiões.

OUTRAS REGIÕES 

Na Região Sudoeste, estão em rodízio Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste e no Norte do Estado, Ibaiti, Jardim Alegre e Jandaia do Sul. Em Pranchita e em Santo Antônio do Sudoeste, a estiagem provocou redução de 60% na vazão dos poços que abastecem as cidades, que têm sistema integrado de abastecimento.

Em Pranchita, foi perfurado um novo poço em julho de 2020 e outro em julho de 2021. Em Santo Antônio do Sudoeste, em 25 de agosto entrou mais um poço em operação, mas devido à estiagem a vazão prevista de 20 mil litros por hora caiu para 9 mil litros por hora. A Sanepar tem utilizado caminhão-pipa para reforçar o abastecimento – mesmo assim, é preciso manter o rodízio.

Em Jandaia do Sul, a estiagem prolongada derrubou drasticamente a vazão do Rio Marumbizinho, dos poços e minas. No fim de setembro entrará mais um poço em operação, com a expectativa de compensar a redução do volume dos outros mananciais.

Em Jardim Alegre, foi substituída a bomba do poço que abastece a cidade, mas não houve alteração significativa na vazão que já estava baixa devido à estiagem. A normalização depende de muita chuva.

Em Ibaiti, em função da crise hídrica, a Sanepar vem há três meses reforçando o abastecimento com caminhão-pipa. Há uma obra em andamento para operacionalizar um novo poço, com vazão de 80 mil litros por hora, e está em licitação a operacionalização do poço 5, com mais 20 mil litros por hora.

Confira a tabela

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.