AraucáriaSaúde

Saúde oferece acompanhamento de pós covid de forma descentralizada em Araucária

Cerca de 5% das pessoas que têm covid-19 desenvolvem o quadro grave da doença. Parte destes pacientes fica com alguma sequela da doença após a recuperação. Em Araucária, desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) oferece o serviço de reabilitação e acompanhamento de pessoas com a síndrome pós covid.

Esse tratamento é realizado de forma descentralizada, ou seja, não existe um centro específico para este tipo de reabilitação. “Nós adaptamos todos os nossos serviços da rede para atender essa demanda, desde a atenção básica até o serviço especializado, sem a necessidade de existir um único local que centralizasse esses atendimentos”, explica o secretário de Saúde, Adilson Suguiura.

Pessoas que tenham qualquer tipo de sequela como, por exemplo: dificuldade de engolir, fraqueza muscular, problemas respiratórios, cardíacos, dermatológicos, renais, entre outros, devem procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do município, tanto da área urbana, quanto rural para solicitar atendimento.

Inicialmente será realizada a triagem, a consulta médica e, posteriormente, o paciente será encaminhado aos serviços especializados, de acordo com a necessidade clínica de cada caso.

Prioridade

Os pacientes com síndrome pós covid que buscarem atendimento nas UBS´s terão prioridade no atendimento, de acordo com o grau da sequela. Portanto, é importante que as pessoas informem na recepção que tiveram a doença e que estão buscando atendimento de reabilitação.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Unidades de Saúde e também no telefone do Disk Corona 0800.6425250. A ligação é gratuita e pode ser realizada todos os dias da semana das 07h às 19h.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.