Araucária

SEAIT auxilia a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Visando a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, o Serviço Educacional de Apoio à Inclusão no Trabalho (SEAIT) – do Departamento de Educação Especial, faz orientação e encaminhamento de pessoas com deficiência para escolarização/emprego formal, cursos de aprendizagem e outras ações inclusivas que ressaltam a importância dessas atividades para cada indivíduo, promovendo diversos benefícios pessoais e profissionais. Em 2021 foram realizados 78 encaminhamentos com vínculo empregatício.

A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) destaca que trabalhar com a inclusão é uma maneira das empresas de cumprirem seu papel político e social e também de garantir às pessoas com deficiência (PCDs) os  direitos reservados na legislação vigente fortalecendo o sentido de cidadania, além de contribuir para humanizar a empresa e enriquecer o ambiente corporativo com visões e experiências diversificadas. A integração entre empresas, sociedade civil e poder público busca implementar condições para que a inclusão social e no trabalho das pessoas com deficiência seja efetivamente realizada através de ações desenvolvidas.

“Ter um trabalho transforma vidas, não é apenas uma remuneração, temos que considerar convívio social adquirido, a autonomia que muitos irão ganhar, as amizades que poderão fazer, o bem-estar mental da pessoa sentindo-se produtiva e dona da sua própria vida, além de benefícios que terão direito, como plano de saúde”, avalia a professora do SEAIT, Sirlei Zamboni. 

É importante destacar que a pessoa que recebe um Benefício de Prestação Continuada (BPC) e começa a trabalhar, apenas tem o auxílio suspenso temporariamente enquanto tiver salário e não perde o benefício. Na condição de aprendizes, o benefício é mantido mesmo durante o pagamento da bolsa. Ou seja, a pessoa que começa a trabalhar não perde nenhum direito.

Cursos
Em meio à pandemia de Covid-19 as capacitações presenciais no serviço para o mercado de trabalho foram reduzidas, mas com a possibilidade de retomada do ritmo de aulas, o SEAIT se organiza e já planeja as próximas oportunidades. Instituições parceiras (como ABC Vida, Unilehu e SENAI) fornecem as qualificações, sendo que a Prefeitura cede o espaço e dá conta de outras demandas. Há previsão para realização de curso de panificação, elétrica e aprendiz profissional. 

A Secretaria Municipal de Educação de Araucária também analisa uma proposta  para estudantes com idade a partir de 14 anos dos Centros Municipais  Especializados de Araucária (CLIQUE AQUI), a APAE e a EJA (Educação de Jovens e  Adultos). O  Programa Educacional de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (PEDPP) poderá será desenvolvido na sala de aula juntamente com outras atividades acadêmicas desenvolvendo um preparatório para o mercado do trabalho e vem de encontro com a BNCC Base Nacional Comum Curricular. A ação visa desenvolver um conjunto de competências básicas e específicas  com base nos paradigmas das empresas, possibilitando o crescimento pessoal e profissional, para que esta inserção aconteça com qualidade, e possibilite o descobrimento de capacidades e habilidades.  

Contato
A pessoa com qualquer tipo deficiência (com mais de 14 anos) pode se cadastrar para vagas de empregos, estágios e também para cursos de qualificação e de aprendizagem profissional. O serviço auxilia também com orientação sobre documentações  (RG, CPF, Carteira de Trabalho) e tipos de benefícios e isenções que as pessoas com deficiência têm direito, além de ter outras ações inclusivas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3901-5210 e e-mail seait@educacao.araucaria.pr.gov.br. A sede do serviço fica no mesmo prédio do Procon, na Rodovia do Xisto, nº 5815. O SEAIT faz atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 14h.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.