Araucária

Secretaria de Saúde de Araucária apresenta dados da prestação de contas

Na quarta-feira (28), coordenações de setores da Secretaria de Saúde apresentaram a prestação de contas referente a dados do 3º quadrimestre de 2017, na Câmara Municipal.

O percentual mínimo de investimento que o município deve fazer em saúde é de 15% de seu orçamento, sendo que geralmente Araucária supera essa meta. No ano passado, a cidade investiu até o 3° quadrimestre de 2017, cerca de R$171 milhões, o equivalente a 21,29% das transferências constitucionais e legais para serviços de saúde.

Dos indicadores positivos apresentados, alguns merecem destaque, como o número 111, relativo a melhora no abastecimento de medicamentos da rede municipal. Outro que aconteceu graças ao reforço em ações de promoção em saúde e trabalho integrado com a Vigilância em Saúde e outros departamentos correlatos foi o número 38 – associado à redução de casos de sífilis congênita no município. O indicador 46 mostra que ações de promoção em saúde podem ter auxiliado na redução da taxa de mortalidade prematura de pessoas com menos de 70 anos por doenças crônicas (do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas).

De acordo com o relatório apresentado, dos cerca de 135 mil habitantes estimados pelo IBGE, 92 mil pessoas seriam dependentes do Sistema Único de Saúde na cidade. Os números e ações do quadrimestre anterior de todos os Departamentos da Secretaria de Saúde constam no relatório que pode ser conferido pelo link (clique aqui). A apresentação feita na Câmara também pode ser baixada CLIQUE AQUI.

Nas prestações de conta são apresentados o montante de recursos aplicados no período – receitas e despesas, auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações, assim como a oferta e produção de serviços públicos na rede pública, contratada ou conveniada; comparando essas dados com os indicadores de saúde em seu âmbito de atuação.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.