Araucária

Secretaria de Saúde passa a contar com Protocolo de Urgências e Emergências Psiquiátricas

Recentemente, a Rede de Atenção à Saúde de Araucária passou a contar com  Protocolo de Urgências e Emergências Psiquiátricas. Na prática, trata-se de melhor estruturar o processo de atendimento para os casos de transtornos mentais e/ou sofrimento psíquico que caracterizem urgências e emergências. Nesta terça-feira (07), profissionais de diferentes estruturas da Saúde (UPA, HMA, CAPS II, CAPS AD, UBS/UBSF, Central de Remoção e SECRIA) participaram do primeiro treinamento sobre esse protocolo. 

Conforme a SMSA, emergência psiquiátrica pode ser definida como “qualquer situação de natureza psiquiátrica em que existe um risco significativo (de morte ou dano grave) para o paciente ou para terceiros, demandando uma intervenção terapêutica imediata”. O protocolo vem para melhorar e integrar o atendimento nos diferentes pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município: UBS/UBSF, CAPS II, CAPS AD, SECRIA, CET, SAMU 192, UPA 24 h e HMA. 

O documento foi elaborado em conjunto pelos profissionais que compõem a Câmara Técnica em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e coordenado pelo Departamento de Atenção Psicossocial (DAPS). Ele está dentro do objetivo no Plano Municipal de Saúde vigente no que se refere ao objetivo de “aprimorar a Rede de Atenção à Urgência e Emergência, garantindo acesso qualificado nos pontos de atenção” e da meta de “implantar protocolo de atendimento às urgências psiquiátricas em serviços extra-hospitalares que atuem em rede com os equipamentos de saúde mental”.

É importante esclarecer que as situações de urgências e emergências psiquiátricas podem ocorrer de maneira imprevista e nos mais diversos locais (rua, casa, trabalho, UBS…). A melhor organização desse fluxo de atendimento no município, por meio do protocolo, norteia os trabalhos e, por consequência, fortalece toda a Rede de Saúde do município.

SCMS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.