Araucária

Secretaria de Segurança de Araucária promove curso sobre Patrulha Maria da Penha

Ameaça e violência doméstica infelizmente ainda fazem parte da realidade de muitas mulheres. Para reverter esse quadro, diversas ações são realizadas pelo poder público. Durante essa semana mais um esforço nesse sentido está sendo feito.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estão promovendo entre os dias 7 e 11 de março uma capacitação para dar continuidade ao processo de implantação da Patrulha Maria da Penha em Araucária.

Cerca de 50 profissionais participaram como ouvintes da capacitação, dentre representantes da Secretaria de Saúde, Poder Judiciário, Conselho Municipal da Mulher, SMAS, SMSP, Promotoria Pública, Polícia Militar, Delegacia de Polícia e Conselho Tutelar.

Especialistas ministraram palestras sobre os temas:

– Crime de violência contra a mulher

– Preservação das provas físicas e psíquicas

– Principais procedimentos de atendimento e encaminhamento à perícia de mulheres vítimas de violência e as medidas de proteção na rede pública

– Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher

– Atuação do Poder Judiciário na Prevenção à Violência contra as mulheres

– Lei Maria da Penha

– Rede de Proteção

– Atuação da Patrulha Maria da Penha: orientações administrativas, operacionais, funcionamento e fluxograma da Patrulha Maria da Penha

A execução dos trabalhos da Patrulha Maria da Penha deve ajudar o município a reduzir os índices de violência doméstica e familiar com a efetiva aplicação das medidas protetivas da Lei Federal nº 11.340/2006. A Patrulha ajuda a monitorar se o agressor está cumprindo as medidas protetivas e no acompanhamento das vítimas.

“Já tínhamos um suporte para as vítimas de violência doméstica, mas não nesse formato. Será um cuidado um pouco mais intensificado para as vítimas, fugindo do atendimento emergencial, com um acompanhamento diferenciado”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Ivana Opis.

A secretária municipal de Segurança Pública, Rita Aparecida de Oliveira, complementa ressaltando a importância do trabalho intersetorial. “Quanto mais pessoas envolvidas e capacitadas na rede, melhor será o resultado. Nosso objetivo é que a Patrulha fique nos moldes de Curitiba. Logo que termine o curso finalizaremos os últimos ajustes que precisamos fazer e já queremos colocar a equipe para operar”, esclarece.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.