Paraná

Secretária diz que 22% das escolas estão ocupadas e faz apelo para que calendário seja concluído ainda em 2016

A secretária estadual da Educação, Ana Seres Trento Comin, divulgou no começo da tarde desta segunda-feira (17) novo boletim de ocupações e informou que são 570 colégios com mobilizações dos alunos, o que representa 22% das 2150 instituições no Paraná. Em entrevista ao radialista Geovane Barreiro, ela fez um apelo para os estudantes e pediu a imediata desocupação para que o ano letivo seja concluído ainda no ano de 2016.

“Neste ano começamos mais tarde para cumprir o calendário de greve do ano passado. Agora seguiríamos até 24 de dezembro, mas com recesso de 534 escolas ocupadas, vamos até 28 de dezembro. Nós gostaríamos e fazemos apelo para que possamos ter mais diálogo e bom senso. É muito grande o número de pais que querem aulas e de professores que não querem entrar em greve novamente”, afirmou Ana Seres.

Na última semana, o Governo do Paraná realizou seminários regionais da Educação para debater as mudanças propostas pelo Governo Federal para o ensino médio. Dos 32 Núcleos Regionais de Educação, apenas um não conseguiu realizar o seminário. “Não vejo motivos para novas ocupações. A rejeição é pela forma como a reforma foi colocada e não a todos os pontos. Estamos levando nossa posição ao ministro da Educação e precisamos ter paciência”, disse a secretária.

Greve dos Professores

Também nesta segunda-feira teve início a greve dos professores e funcionários da rede estadual de ensino. Com a paralisação, aproximadamente um milhão de estudantes devem ficar sem aula. Segundo a APP-Sindicato, cerca de 20 mil trabalhadores já cruzaram os braços de um todo de 40 mil. A secretária da educação contesta e diz que apenas 5% das escolas estão com as atividades paralisadas. “Isso caracteriza baixa adesão ao movimento”, concluiu.

Recesso

Nas escolas com ocupações, o Governo do Estado decidiu decretar recesso escolar de cinco dias a partir desta segunda-feira (17). O Governo também decidiu enviar ofícios ao Ministério Público, Conselhos Tutelares e ao Poder Judiciário pedindo ações em relação a adolescentes menores de idade que participam do movimento. “A Constituição Federal garante prioridade absoluta e defende a integridade física e psicológica dos menores acima de todas as coisas. Nossa maior preocupação é que os menores que estão nessas escolas sejam submetidos a situação de risco”, afirmou o procurador-geral do Estado, Paulo Sérgio Rosso.

 

Por Felipe Ribeiro – BandaB

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.