
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) está coordenando as ações em resposta ao incêndio que ocorreu na manhã de sábado, dia 4, no Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, localizado em Paranaguá. A estrutura da escola permanece interditada enquanto é realizada uma avaliação completa dos danos causados pelas chamas.
No domingo, dia 5, a equipe diretiva da escola, juntamente com representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e equipes da Defesa Civil, estiveram no local para acompanhar a situação da edificação danificada. O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e a Defesa Civil seguem atuando na área, assegurando a segurança e orientando sobre os próximos passos a serem tomados.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, reforçou seu compromisso com a comunidade educacional, afirmando que as ações estão sendo implementadas imediatamente após o incidente. “Estamos trabalhando desde os primeiros momentos após o incêndio para garantir que nenhum estudante fique sem atendimento. A prioridade é preservar a segurança da comunidade escolar e organizar a retomada das aulas com responsabilidade e rapidez. Todas as equipes estão mobilizadas para que a escola permaneça unida e acolhida durante este período”, declarou.
Ao longo do dia, diretores do Instituto e de outras instituições de ensino de Paranaguá se reuniram para discutir um cronograma de ações e preparar um atendimento emergencial aos estudantes. Uma força-tarefa foi mobilizada desde sábado para assegurar a continuidade das atividades escolares, minimizando o impacto do ocorrido.
Na segunda-feira, dia 6, não haverá aulas, pois as equipes de gestão e infraestrutura estarão concentradas na organização do atendimento temporário aos alunos. No período da tarde, haverá um momento de acolhimento para professores e funcionários no NRE, onde serão apresentadas as propostas desenvolvidas até o momento. A diretoria do IEE se reunirá para discutir o atendimento aos estudantes em um novo espaço.
- Ratinho Junior determina força-tarefa para recuperar prédio do Instituto de Educação de Paranaguá
O chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Paulo Penteado, ressaltou a importância desse processo colaborativo, afirmando: “Desde sábado, estamos dialogando com as direções e acompanhando de perto cada etapa do processo. Na segunda-feira, teremos um momento de acolhimento com professores e funcionários para apresentar as propostas construídas e alinhar as próximas ações. Nosso compromisso é garantir que os estudantes tenham continuidade nas atividades de forma organizada e integrada.”
Além disso, na segunda-feira, às 9h, acontecerá uma reunião com representantes de uma instituição de ensino superior que está considerando a possibilidade de fornecer espaço para atender todas as turmas. As aulas da manhã são divididas em 18 turmas e, à tarde, em 15. O objetivo principal é que toda a comunidade escolar permaneça reunida em um único local, evitando a dispersão dos alunos entre diferentes estruturas.
Nos próximos dias, o Corpo de Bombeiros deverá emitir um laudo técnico que subsidiará a perícia. Após a disponibilização desse documento, o Fundepar iniciará os trabalhos de avaliação estrutural e definição das intervenções necessárias para a recuperação do prédio, sempre respeitando os parâmetros de segurança. A Secretaria da Educação ressalta que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança da comunidade escolar e organizar a retomada das atividades de forma apropriada.
INVESTIGAÇÃO –
Neste domingo, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) continuou o trabalho de rescaldo na área afetada pelo incêndio. A perícia correspondente terá início apenas após a conclusão dessa fase. Um total de 45 bombeiros militares, além de brigadistas, participaram no combate ao incêndio, utilizando sete viaturas do CBMPR, três viaturas de brigadas das Portos do Paraná, de empresas locais, e dois caminhões-pipa da Prefeitura.
Um drone equipado com tecnologia térmica foi utilizado para identificar pontos críticos de calor, auxiliando assim as equipes com precisão. A Polícia Científica organizou uma equipe que atuará nos próximos dias na coleta de vestígios e condução da perícia, enquanto a Polícia Civil já começou as investigações, coletando depoimentos e analisando imagens de câmeras de segurança. O incêndio teve início por volta do meio-dia, foi controlado às 16h e os últimos focos foram extintos até às 20h. Não houve vítimas, mas o incidente gerou danos materiais significativos.
Fonte:: parana.pr.gov.br










