Cerca de 100 alunos das turmas de 1º e 2º ano da Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva (Escola Planalto) participaram na tarde desta quinta-feira (24) de um passeio orientado pelas ruas do bairro. Acompanhados por agentes do Departamento de Trânsito da Prefeitura e de professores, os pequenos receberam orientações práticas sobre cuidados ao atravessar a rua, como respeitar a sinalização e acenar para o motorista para mostrar que deseja atravessar a via. A ação foi uma iniciativa da escola e contou com apoio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET).
A pedagoga Márcia Falat Tortato explica que, motivada pela Semana de Trânsito, a escola decidiu realizar algumas ações sobre educação para o trânsito e solicitou o apoio dos agentes. “A ideia é que as crianças saíssem na rua para perceber as placas e como se comportar. Queremos trabalhar a educação no trânsito com os alunos para que eles possam ser bons pedestres”, explicou. Já a pedagoga Elaine Krupa acrescentou que há uma grande preocupação com a segurança dos alunos pois, segundo ela, eles chegam de todos os lados acompanhados dos pais, mas sem utilizar a faixa de pedestre; o que representa um risco de ocorrência de acidentes.
Ao longo da semana, os profissionais da educação da escola municipal desenvolveram trabalhos visando o aprendizado e a segurança dos pequenos pedestres.
Aprovação – Alguns pais puderam ver a atividade com as crianças e aprovaram a ação educativa. Pai de um casal de gêmeos, Valdevan Antônio Jacinto até gravou algumas imagens no celular da movimentação ao chegar à escola para pegar os filhos. O pai considerou positiva a atividade e destacou que no caminho para casa (que eles fazem à pé) vê motoristas que respeitam os pedestres mas que há outros que não. Ele afirmou que costuma conversar com os filhos sobre segurança no trânsito.
Conscientização – A Semana Nacional de Trânsito é comemorada de 18 e 25 de setembro. Com o tema: “Seja você a mudança”, a data convida para que cada cidadão assuma seu papel na melhoria do trânsito. A ação faz parte da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, o objetivo é mostrar que “trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas” e convoca toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e à mudança de atitude (de pedestres, ciclistas, passageiros e condutores) visando, sobretudo, preservar vidas.
SMCS / Foto Carlos Poly