Araucária

Semana do Trânsito distribui antena corta pipa/ anticerol para motociclistas

Durante a Semana Municipal de Trânsito diversas atividades educativas estão sendo realizadas visando conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre o respeito às normas de trânsito. Nesta quinta-feira (25), ocorrerá uma ação voltada para os motociclistas na Sede dos Agentes de Trânsito*. Às 14 horas serão distribuídas e instaladas antenas corta pipa – anticerol nas motos dos condutores que se dirigirem ao local com toda documentação do veículo regular e sem pendências.

Com um gancho na ponta, a antena auxilia na prevenção de acidentes cortando linhas de pipa reforçadas com cerol. A ferramenta se adapta a qualquer tipo de guidão e tem instalação rápida, sendo possível fechá-la ou baixá-la quando o motociclista quiser. A instalação da antena não é obrigatória por lei, mas serve como um cuidado a mais e proteção ao motociclista, podendo salvar vidas.

“Tenha mais segurança utilizando na moto antena corta pipa. Soltar pipas ainda é uma prática muito utilizada em diversas regiões de nosso país, mas o uso de cerol é proibido pelo risco que traz. O estrago  dessas linhas pode ser grande se pegar no pescoço de um motociclista”, alerta o coordenador de Educação para o Trânsito, Ivan Márcio Fonseca Filho. As antenas foram obtidas por meio do Programa Vida no Trânsito, assim como outros materiais informativos que estão sendo distribuídos na Semana Municipal de Trânsito.

CEROL – Proibido por lei
Por meio da lei 20.264/20, o Estado do Paraná proibiu “a posse, o uso, a fabricação, a comercialização e o transporte da mistura de cola e  vidro,  popularmente  conhecida  como  cerol  ou  linha  chilena,  bem  como  de  qualquer  outro produto  que  atribua  efeito  cortante  aos  fios  utilizados  na  prática  de  empinar  pipa”. Em situações assim, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 para verificar o caso. A lei estadual prevê multa e destaca que, além desta, pode haver outras sanções, como as previstas na legislação penal.

*Sede dos Agentes de Trânsito: Avenida Victor do Amaral, 1815. Centro de Araucária.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.