Araucária

Seminário Internacional trouxe a Araucária experiências inovadoras de outros países relacionadas a desenvolvimento

O período da manhã desta segunda-feira (16) foi de compartilhar experiências inovadoras em Araucária no 1º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento e Regiões Funcionalmente Urbanas. No auditório da subseção Araucária da OAB, duas palestras apresentaram exemplos de inovação: a primeira teve como destaque as ações na Europa (cooperação transfronteiriça para desenvolvimento de cidades) e a outra na América do Sul (Medellín – com sua ação de desenvolvimento focada nas pessoas). O evento foi promovido pelos conselhos de desenvolvimento econômico dos municípios de Araucária (Avançaraucária), Fazenda Rio Grande (Profaz) e São José dos Pinhais (SJProspera), além do Sebrae/PR. Representantes de outros municípios da região prestigiaram o evento.

Com o tema “O Modelo de Desenvolvimento Territorial Integrado da União Europeia”, a palestra com o espanhol Jose Maria Cruz apresentou uma série de exemplos de ações transfronteiriças na Europa visando o desenvolvimento estratégico dessas regiões. Talvez o melhor exemplo citado na palestra diz respeito a um modelo de cooperação visando a redução da emissão de CO2 e planos para maior eficiência energética envolvendo 10 mil municípios europeus, de 28 países e 24 línguas diferentes. Parece inacreditável, mas isso ocorreu graças ao amplo comprometimento dos envolvidos em estabelecer metodologias em comum e a troca experiências.

Outro modelo de sucesso apresentado foi a cooperação entre as cidades vizinhas de Chaves (Portugal) e Verín (Espanha) visando o trabalho em conjunto em áreas como sustentabilidade, transporte, defesa civil, logística, serviços de saúde, esporte, cultura e educação. O trabalho em conjunto é tão forte que criou-se uma única marca para projetar o turismo das duas cidades com o slogan “Um destino, dois países”. De acordo com o palestrante, a iniciativa ganhou prêmios de melhor estratégia de turismo compartilhada na União Europeia. Para Jose Maria, essas ações que ultrapassam fronteiras geram valor agregado que não existiria se não houvesse a cooperação.

Na segunda palestra, a cidade colombiana de Medellín foi o exemplo para tratar da transformação da cidade com foco nas pessoas. A cidade já foi declarada “a cidade mais violenta” (com 388 homicídios a cada 100 mil habitantes no início da década de 1990) e passou a ser tratada como “a mais inovadora”. Segundo as informações do belga Jean Edouard Tromme, a transformação da cidade começou, em 1991, ouvindo as pessoas sobre o que deveria ser feito em diversas áreas.

A transformação de Medellín se deu em três pilares: 1º – a necessidade de integrar a cidade (quebrar todo tipo de barreira), 2º – garantir serviços públicos próximos aos moradores e 3º -desenvolver a confiança das pessoas (incluindo o pertencimento da cidade por elas). As ações de combate à desigualdade social passaram por investimentos em mobilidade (incluindo teleféricos e escadas rolantes para integrar comunidades), em biblioteca, parques públicos e outras estruturas necessárias em regiões estratégicas. A beleza também foi um fator importante para valorizar ambientes que precisavam de transformação: “Os colégios mais belos, feitos pelos melhores arquitetos, foram implantados nos lugares mais pobres”, explicou Jean.

Conselhos – Durante o evento, os conselhos de desenvolvimento de São José dos Pinhais e Araucária apresentaram brevemente algumas das suas principais ações. O Conselho de São José dos Pinhais (SJProspera) deu destaque para ações realizadas que abrangem áreas como saúde, segurança pública e meio ambiente. Já o Avançaraucária apresentou detalhes dos preparativos para o Espaço de Inovação, uma parceria entre a Prefeitura, Tecpar e Sebrae. Nas palavras do presidente do Avaçaraucária, Pedro Luiz Fernandes, mais que simplesmente atrair indústrias, Araucária quer “captar cabeças pensantes e ver como vamos melhorar a nossa vida”. O presidente também destacou a importância de compartilhar inteligência: “se não compartilharmos não teremos sucesso aqui [Araucária]”.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.