Araucária

Serviço de Orientação às IST acompanha 563 pessoas com HIV em Araucária

O Serviço de Orientação às IST/ HIV/ Aids de Araucária (SOA), atualmente, realiza o acompanhamento de 563 pessoas do município que tiveram resultado positivo para o vírus HIV. Elas são dos mais diferentes níveis sociais e idade. Desse total, 26 pessoas tiveram resultado positivo para HIV em Araucária neste ano. O Dia Mundial de Combate à Aids (01/12) é uma oportunidade de ressaltar a importância da prevenção contra o HIV e também de que a confirmação (por teste) seguida de tratamento correto permitem ter maior qualidade de vida, já que essa infecção ainda não tem cura. O SOA também realiza testes e orientações para outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) como Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

O atendimento no SOA é sigiloso e o teste rápido é realizado a partir dos dois anos de idade (menores de dois anos é por exame laboratorial). Adolescentes podem ir sozinhos, se preferirem. Caso algum dos testes apresente resultado positivo a pessoa é aconselhada e sai com a prescrição de medicamento para tratamento. O SOA também pode fornecer o kit de autoteste, por meio do qual, após a devida orientação, a pessoa coleta sua própria amostra (sangue) e, em seguida, realiza o teste (em casa, por exemplo) e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. 

Há uma importante orientação da Saúde para que casais que pretendem ter filhos façam  teste rápido antes da gravidez. Trata-se de um cuidado necessário para evitar que algum tipo de infecção possa ser transmitida ao bebê. 

O SOA realiza testes, orientações e palestras ao longo de todo o ano trabalha em parceria com outras estruturas da Saúde e também com empresas. É sempre importante lembrar que uma única relação sexual sem a devida proteção pode representar o risco de adquirir várias infecções e que não é possível saber quem está infectado ou não com base em aparências. Por isso, é comum que, em vez de realizar o teste rápido para uma única IST, o usuário já seja testado para outras. As unidades básicas de saúde do município contam com preservativos masculinos (em dois tamanhos) e femininos à disposição dos usuários. 

O Serviço de Orientação às IST/ HIV/ Aids de Araucária fica na Rua Guilherme da Motta Correa, n° 55, ao lado do Laboratório Municipal. Os testes ocorrem das 8h às 16 horas (de segunda a sexta-feira). Mais informações: (41) 3901-5190.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.