O serviço de manejo da arborização urbana está avançando por toda a cidade. O contrato firmado entre a Prefeitura e a nova equipe teve início em abril deste ano e, desde então, já foram atendidas mais de 100 solicitações, tanto da população como dos próprios públicos (escolas e unidades de saúde). A maioria dos serviços é de poda e corte de árvores que apresentam risco de queda. A equipe já passou pelos bairros Jardim Iguaçu, Cachoeira, Capela Velha, Fazenda Velha, Costeira e Centro.
O secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei de Souza, ressalta a importância da ação. “Nossa intenção é realizar a manutenção preventiva da arborização, evitando acidentes com pedestres e veículos. As árvores localizadas em área urbana têm funções importantes, como o embelezamento da cidade, o sombreamento, a purificação do carbono e a biodiversidade. Nossas árvores servem como moradia para muitas espécies e, muitas vezes, não nos damos conta disso”, comenta.
Além da poda e corte, o serviço de manejo da arborização urbana também inclui o plantio e a substituição de árvores. De maneira gradativa, a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando a substituição das espécies consideradas exóticas invasoras pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), como Alfeneiro, Pinus e Santa Bárbara, pelas espécies nativas da região e mais adequadas à área urbana.
Quem quiser pode solicitar o serviço de manejo da arborização urbana pelo telefone 3614-7480.
SMCS