Araucária

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio

Todos os anos são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão ao redor do mundo, de acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Em Araucária, no ano passado foram registradas 225 notificações de violência autoprovocada e somente até junho deste ano, o município já registrou 116 ocorrências desta natureza. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Os transtornos como depressão, bipolaridade e abuso de substâncias como álcool e drogas são os principais fatores de risco ao suicídio. A ABP revela que 96,8% dos casos estão relacionados aos transtornos mentais.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo nasceu em 2014 e tem crescido a cada ano. Ela é realizada neste mês, pois o próximo dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Ao longo deste período, a Prefeitura de Araucária vai realizar uma campanha informativa tratando deste assunto. Acompanhe nos canais oficiais e nas redes sociais.

Como obter ajuda?

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de referência. A noite ou finais de semana, é possível obter ajuda profissional na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Além disso, o SAMU também está a disposição para emergências de tentativa de suicídio e o telefone 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida) funciona 24 horas gratuitamente. Você pode ligar e conversar com um voluntário para procurar ajuda e apoio emocional.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.