Paraná

Seu Selvino: Paranaense de 113 anos diz que segredo para viver bastante é não casar

O senhor Selvino Jesus de Oliveira é o idoso mais velho de Santa Izabel do Oeste, no Sudoeste do Paraná. Ele nasceu em julho de 1910 e neste ano completou 113 primaveras. O idoso reside com a família na Comunidade Anta Gorda e brinca que o segredo para viver tanto é nunca ter casado.

Devido à idade, ele quase não ouve e praticamente não fala. O dia a dia do idoso é do quarto para sala, por isso sentadinho e sem falar, foi a família quem contou os detalhes de sua história.

“Ele veio de Mangueirinha, o registro de nascimento há alguns anos se acabou de tão antigo e o cartório onde ele foi registrado pegou fogo, mas ele tem ainda a carteira de trabalho e o CPF, que constam a data de nascimento.”, conta a prima Izolete Banfi.

“Há cinco anos ele andava por tudo, se deixava ele sumia, mas fomos cortando, por causa da idade. Mas ele andava e colhia grimpa para começar o fogo. Antes disso, a vida toda trabalhou com as mãos, produzindo balaios.”, explica dona Vanilde.

Segundo a família, quando ainda falava o idoso brincava que o segredo para viver bastante era não casar, por isso viveu todos esses anos.

Apaixonado por bocha, durante muitos anos participou de jogos na Comunidade Anta Gorda. No ano passado, a família o levou em uma festa, onde ficou de longe observando a modalidade que outrora tanto o divertiu.

Conforme a família, ele não abre mão de uma boa cuia de chimarrão diariamente e na alimentação, assim como a outra vovó centenária que visitamos, é tudo caseiro, fresco, nada industrializado, comida feita com banha de porco, carne, polenta, mandioca e o feijão que ele ama e não pode faltar.

Seu Selvino não tem filhos e quando novo foi criado pela avó. Quando chegou ao município izabelense, há 50 anos, veio doente, com bronquite e quem cuidou do idoso foi a família Banfi. Há dois meses, ele sofreu um acidente e quebrou a clavícula, mas mesmo em idade tão avançada, está sendo bem cuidado e por isso, a recuperação está indo muito bem.

*Com informações da Prefeitura de Santa Izabel do Oeste

Nosso Dia

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.