Paraná

Simepar orienta como se proteger em casos de temporais com raios

Nessa época do ano, com as frequentes “chuvas de verão”, que ocorrem normalmente entre a tarde e noite e são acompanhadas por ventos fortes, é comum a presença de raios. Em Curitiba, por exemplo, foram 140 raios no último domingo (13), de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Além de causar danos materiais, como queima de equipamentos, os raios são perigosos e podem até mesmo causar a morte. Pensando nisso, o Simepar apontou três situações que devem ser evitadas durante os temporais: se proteger debaixo de árvores, praticar esporte em campo aberto e pescar em áreas descampadas. Além disso, a orientação foi para ficar longe de áreas elevadas, já que os raios normalmente ocorrem nos pontos mais próximos entre a nuvem a superfície terrestre.

Para ficar protegido, o ideal é procurar abrigo em residências, edifícios ou automóveis. Caso não seja possível, a posição mais segura é ficar agachado e não deitado.

De acordo com o Simepar, os próximos dias devem continuar quentes no Paraná. Entre a sexta-feira (18) e o sábado (19), a chuva pode ocorrer já pela manhã, pois há o avanço de uma frente fria pelo Sul do País. Domingo (20) não aquece tanto entre a RMC e litoral.

 

Massa News- 16/01/2019

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.