Araucária

SOA intensifica realização de testes rápidos em Araucária

O Serviço de Orientação à Aids (SOA) tem intensificado as campanhas para incentivar a realização de teste rápido de HIV, Sífilis e hepatite C em Araucária. Nas últimas duas semanas, foram 6 mobilizações grandes: três no terminal central, uma no terminal Vila Angélica e duas na UPA. Só nessas ações, foram feitos cerca de 418 testes de HIV, 413 de sífilis e 207 de hepatite C.

 

Nos resultados foram 18 reagentes de sífilis, 1 de HIV e nenhum para hepatite C. A coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida Oliveira, explica que o número de casos positivos de sífilis foi apenas de triagem e ainda precisa de exames complementares para indicar se a doença está ativa ou se é referente à memória imunológica do organismo por já ter tido a doença.

“De qualquer maneira, 18 resultados reagentes para sífilis é um número acima do que esperávamos. O número de casos tem aumentado significativamente desde 2010. Quem tem dúvidas ou passou por uma situação de risco, pode fazer o teste no SOA”, relata. O SOA realiza em média exames para 60 pessoas por mês e nessa última campanha foi realizado o atendimento equivalente a vários meses de trabalho.

Doenças
As três doenças podem ser passadas por meio de relações sexuais desprotegidas por camisinha. Os técnicos orientaram as pessoas sobre a importância de realizar os exames após passar por uma situação suspeita, principais sintomas e como buscar tratamento.

Na sexta-feira, o casal Gisele Ferreira e Caio Camarro aproveitou para fazer os testes no terminal central. “Somos de Santos e estamos passeando por aqui. Eu nunca tinha feito esses testes, na minha cidade eu nunca vi campanha assim na rua. Achei prático e rápido. Todas as cidades deviam fazer isso”, comenta a visitante.

Faça os exames
Quem tiver interesse em fazer esses exames pode procurar o SOA, localizado no prédio do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), das 8h às 16h. Não é necessário estar em jejum. O resultado é sigiloso. Para realizar os testes basta portar um documento de identidade com foto.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.