A Secretaria de Segurança Pública de Araucária (SMSP) anunciou na última terça-feira (07) a suspensão temporária da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Em resposta às especulações geradas pelo comunicado, o secretário Laércio Aguiar esclareceu, através de um vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura nesta quarta-feira (08), que a medida não comprometerá a segurança da população. Ele estava acompanhado pelo diretor operacional, Márcio Cantelle, e pelo coordenador do setor, Aldemiro Matiak.
De acordo com Aguiar, a suspensão foi adotada para regulamentar o funcionamento da ROMU, mas é temporária e não significa o fim da unidade. “A ROMU não vai acabar, nós não somos contra a ROMU, ela só foi suspensa temporariamente até que o serviço seja regulamentado”, afirmou o secretário.
O diretor operacional, Márcio Cantelle, garantiu que o efetivo da Guarda Municipal nas ruas será mantido e até ampliado. “Eu vou receber os guardas municipais que atuavam na ROMU. Eles vão reforçar as equipes operacionais, e o atendimento à população não será afetado”, explicou.
Laércio Aguiar reforçou que a população continuará protegida durante o período de suspensão. “Na prática, a única mudança será a seguinte: o guarda municipal que trabalhava na viatura da ROMU vai passar a atuar na viatura da Guarda Municipal, sem qualquer prejuízo do policiamento ostensivo. E o efetivo vai inclusive aumentar”, destacou o secretário.
A SMSP assegurou que está empenhada em agilizar o processo de regulamentação para que a ROMU volte a operar o mais breve possível.