Paraná

Tempo fica instável no Paraná por mais sete dias

O tempo continuará instável nos próximos sete dias, em todas as regiões do Paraná. O dia mais chuvoso será domingo (8). Na região de Curitiba há previsão de trovoada e precipitação de 40 milímetros, mas, inicialmente, sem risco de tempestades com enchentes e alagamentos, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

A previsão é que a chuva diminua no início da próxima semana, voltando com mais intensidade na quarta-feira, quando uma nova frente fria se aproximará do Paraná, principalmente, da região Sul. O meteorologista Tarcísio Valentim da Costa diz que esse período de instabilidade é decorrente de um fluxo de umidade, vindo da região Norte do Brasil. “Um corredor de umidade vindo da Amazônia mantém as chuvas e o clima instável no Paraná por no mínimo uma semana”, disse.

TEMPERATURA – Em função do tempo instável e de pouco Sol na maioria das regiões do Estado, as temperaturas seguem amenas, principalmente nas faixas Sul, Leste e Litoral.

O meteorologista Tarcício atribui a chuva constante dos últimos dias ao fenômeno El Niño, que consiste em um aquecimento maior do Oceano Pacífico. Essa mudança de temperatura altera a circulação geral da atmosfera gerando chuvas mais intensas no Sul e Sudeste e tempo mais seco no Norte e Nordeste.

“A previsão é que o El Niño esse ano seja um dos mais intensos das últimas década. Com isso, teremos chuvas mais constantes no mês de novembro, assim como ocorreu em outubro”, disse.

OUTUBRO HISTÓRICO – Só em Curitiba, região Leste do Estado, choveu cerca de 248 milímetros em outubro, o que representa quase o dobro da média mensal de chuva que é da ordem de 133 milímetros. Com isso, o mês de outubro desse ano foi o mais chuvoso da capital desde 1997, data que o Simepar instalou a estação meteorológica e começou a fazer o levantamento. Antes de 2016, o recorde de chuvas tinha sido em 2011 quando choveu 197 milímetros na cidade.

 

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.