O pequeno produtor rural de Araucária tem um apoio importante da Prefeitura através da Patrulha Rural. O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) existe a mais de 20 anos e presta serviços de preparo de solo, silagem e colheita de milho. Só em 2014 foram realizados 984 atendimentos aos produtores.
Para desenvolver o trabalho da Patrulha Rural a Secretaria conta com vasto maquinário que incluí: onze tratores, 5 carretas agrícolas, colheitadeira e outros implementos. No município ainda há uma máquina plastificadora de canteiro usada para plantações de verdura.
O programa funciona da seguinte maneira: os produtores fazem um cadastro na Secretaria e agendam o serviço. Na data agendada a máquina realiza o serviço na propriedade. Como contrapartida, o produtor devolve para a Prefeitura uma pequena parte dos alimentos produzidos (a quantidade é de acordo com as horas trabalhadas pela máquina. Exemplo: no caso do feijão 40kg por hora trabalhada/ no caso do milho 60kg por hora trabalhada). Os alimentos são doados a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Araucária (APMI) que fica responsável pelo destino final.
De acordo com a SMAG se o agricultor precisasse alugar uma máquina particular para silagem, ou preparo do solo o valor médio do mercado por hora é de R$ 120. “A Patrulha Rural tem um significado muito grande para o nosso produtor. Através dela é viabilizada a preparação do solo para nova safra seja ela de milho, feijão, hortaliças, etc. O programa é subsidiado pelo município trazendo benefício econômico ao produtor. Além disso, existe ainda a questão social já que a contrapartida é o pagamento em produtos doados para a população que se encontra em situações de vulnerabilidade social”, afirmou o secretário Carlos Augusto Siqueira do Couto.
O produtor João Antônio Duda, elogiou a Patrulha Rural. “Desde que a patrulha foi criada eu uso os equipamentos. O resultado do trabalho é muito bom, melhora e aumenta a produção, não tenho reclamação. No meu caso e de alguns outros colonos que conheço o programa só é elogiado”, afirmou.
A SMAG dispõe dos seguintes equipamentos para atendimento ao Programa da Patrulha Rural Mecanizada:
11 tratores /5 carretas agrícolas /4 ensiladeiras /9 grade aradora /7 subsolador/ 9 grade niveladora /2 lancer /1 rotocanteirador / 1 plastificador de canteiro;
Como funciona cada etapa:
Silagem:
O objetivo da silagem é armazenar alimento para os animais da propriedade para o período de baixa disponibilidade de pasto (em nosso município normalmente inverno e primavera), e incremento na nutrição dos animais.
*Em 2014 foram realizados 82 atendimentos, totalizando 432h de serviço, o que corresponde a 65 hectares e 3.465 toneladas de silagem.
Preparo de Solo:
O preparo de solo está relacionado às operações mecânicas de subsolagem, aração e gradagem, encanteiramento e emplastificação de canteiros, além da aplicação de corretivo de solo. O objetivo desses serviços é deixar o terreno preparado para o plantio. Nesse grupo as aquisições mais recentes são uma plastificadora e um lancer. A plastificadora faz aplicação de plástico para cobertura dos canteiros. As principais vantagens do canteiro coberto são: melhor aproveitamento da estrutura e da água, e menor necessidade de mão de obra para sua manutenção. O lancer é utilizado para aplicação de calcário de forma a corrigir o solo, possibilitando melhores colheitas.
*Em 2014 esses serviços totalizaram 825 atendimentos, somando 2.718h trabalhadas numa área total de 2.205 hectares.
Colheita:
É disponibilizado aos produtores uma colheitadeira de 4 linhas, que é o adequado para trabalhar em praticamente todas as áreas dos pequenos produtores rurais do município.
Na última safra este serviço beneficiou 77 pequenos produtores, num total de aproximadamente 242 hectares e 2.500 toneladas de grãos colhidos.
SMCS / Foto Carlos Poly