Por Aécio Novitski / Da Redação
No ultimo sábado, foi realizado o evento “Trote Sustentável” no qual a Unicuritiba proporcionou a experiência de preservar o meio ambiente em forma de gincana a seus alunos calouros, de todos os cursos, do turno da manhã. O objetivo era arrecadar o máximo de lixo eletrônico, a turma com a maior quantidade em peso, ganharia o primeiro lugar nessa gincana
A ação está em sintonia com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o UNICURITIBA é signatário, voltado a empresas comprometidas em alinhar suas operações e estratégias com os dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
E são dados da própria ONU – por meio do primeiro mapa global sobre lixo eletrônico (E-waste World Map), divulgado em dezembro de 2013 – que alertam para um cenário preocupante, quando se trata de geração e destinação do e-lixo. Segundo o mapa, a geração desse tipo de material quase alcançou a marca de 49 milhões de toneladas em 2012, representando 7 kg por habitante. A continuar nesse ritmo, o planeta teria que suportar 65,4 milhões de toneladas de e-lixo em 2017, total suficiente para encher 200 edifícios como o Empire State, nos EUA. Na América Latina, o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de e-lixo – o equivalente à média global de 7 kg por habitante – e só perdeu para o México, que gerou 9 kg por pessoa.
“Fico feliz que a minha turma foi a vencedora desse evento, fomos atrás disso para não apenas sermos competitivos, e sim vencedores. Conseguimos a primeira colocação com um total de 1,818,45kg. Quase 500kg a mais que o segundo colocado.” Conclui João Pedro Escher, morador de Araucária e um dos alunos da turma vencedora.
Todo o material recolhido será doado à Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Colombo (RESOL)