Paraná

UFPR divulga lista de aprovados para 2.ª fase na segunda-feira (23)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga a relação de aprovados na primeira fase do vestibular nessa segunda-feira (23). A divulgação será feita apenas pela internet, pelo sitewww.nc.ufpr.br, a partir das 14h. A Gazeta do Povo publica a lista no site e no jornal impresso de terça-feira (24). Serão convocados os candidatos mais bem classificados de cada curso, conforme categoria de concorrência, que leva em conta o número de vagas e a concorrência de cada curso.

Para os aprovados, as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro deste ano. O primeiro dia é para o exame de Compreensão e Produção de Textos, obrigatório para todos os cursos. No segundo, são as provas específicas de Matemática, Biologia, História, Sociologia, Física, Filosofia, Química e Geografia, além das provas de habilidade específica em desenho.

O exame de Compreensão e Produção de Texto – antiga “Redação” – vale 60 pontos e é formada por cinco questões com peso variável. Alguns cursos, como o de Comunicação Social, optam por aplicar apenas esse teste na segunda fase, sem exigir disciplina específica. A duração é de 4h30.

As específicas são compostas de 10 questões com valor de quatro pontos cada uma. Cada prova tem duração de 2h30. Os alunos que enfrentarem duas disciplinas irão dispor do dobro do tempo.

O prazo final para divulgação dos aprovados no vestibular é 15 de janeiro. É possível que a data seja adiantada.

Design e Arquitetura

A segunda fase dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo é composta por provas de habilidade específica em desenho, com duração de 5 horas. Para esses cursos, o candidato deverá levar o seguinte material: lápis ou lapiseiras com grafites de diferentes graus de dureza (preferencialmente da série B), borracha, jogos de canetas/marcadores coloridos, jogo de lápis de cor, estilete e/ou apontador e/ou lixa, esfuminho e/ou algodão (opcional).

Vestibular estendido

Três cursos contam com uma “terceira fase” do vestibular. São eles: Estatística, Matemática e Matemática Industrial. O chamado processo seletivo estendido é realizado ao longo de todo o primeiro semestre de 2016. Ao longo desse período, os calouros devem cursos duas disciplinas de conteúdo básico, com valor de 100 pontos cada.

Aplicativo

A UFPR alerta para e-mails e convites falsos no WhatsApp para baixar o aplicativo UFPR+, que traz o resultado do vestibular. O app está disponível apenas para o sistema Android e pode ser “baixado” direto pelo Google Play. Mensagens falsas estariam circulando pela internet com versões do aplicativo para iOS e Windows Phone, que ainda não estão disponíveis. A universidade reforça que “não está enviando link para download do aplicativo”. As mensagens falsas podem conter vírus.

 

GAZETA DO POVO

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.