Araucária

Unidades de saúde de Araucária recebem Selo Bronze de Qualidade

A unidade de Saúde do Colônia Cristina e do Califórnia de Araucária foram certificadas com o Selo Bronze de Qualidade emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA). O reconhecimento foi oficializado em cerimônia no Palácio das Araucárias, na terça-feira(13), para as equipes de atenção primária da Região Metropolitana de Curitiba que foram consideradas qualificadas no processo de tutoria no gerenciamento de risco e garantia de segurança ao cidadão. Dos 29 municípios da região, oito cidades conquistaram a certificação e 25 equipes foram homenageadas na data.

A intenção é valorizar o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pelas equipes municipais no atendimento básico da população. O processo para que houvesse essa acreditação envolveu várias metas atingidas pela equipe, resultando em melhor atendimento para a população, maior acolhimento nas unidades, ambiente diferenciado de trabalho (com mais organização), fluidez nas atividades, resultados otimizados, o que deve trazer indicadores de saúde positivos.

A coordenadora da unidade básica de saúde do Colônia Cristina, Rosimeri Luciana da Silva, avalia que foi um processo que serviu para unir as equipes. “Todos participaram ativamente, sem exceção, desde o profissional de serviços gerais, e foi o que garantiu que nossos objetivos fossem alcançados. Tivemos o mesmo foco na melhoria dos atendimentos e tivemos esse resultado com uma melhor organização do serviço”, comenta.

A busca pelo Selo Bronze fez com que houvesse o dimensionamento de todo o trabalho realizado pela equipe, trouxe um retrato mais nítido do que estava sendo feito e quais as falhas que estavam ocorrendo em cada setor da unidade, desde a forma que o paciente estava sendo recepcionado, passando pela consulta dos profissionais, assim com o registro de tudo o que se faz; a forma que o coordenador trata os assuntos administrativos, até o acompanhamento do paciente.

“As equipes destas unidades, assim como o Departamento de Atenção Básica trabalharam cerca de um ano para conseguir contemplar todos os 105 itens exigidos no processo para que estivéssemos dentro dos parâmetros exigidos. Escolhemos uma unidade da área urbana e outra da área rural para diversificar a realidade situacional. Temos a intenção de estender algumas diretrizes que já identificamos como positivas para outras unidades”, relata o diretor do Departamento de Atenção Básica, Alexandro Radin.

Apenas duas unidades de Araucária haviam sido inscritas e por isso só as duas foram contempladas com a certificação. O objetivo da atenção básica é que a partir disso outras unidades possam também buscar essa qualificação. Além do Selo Bronze de Qualidade, existe o Selo Prata e Ouro de Excelência que podem ser buscados.

Fotos: Carlos Poly/SMCS.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.