Paraná

Urbs acata pedido e táxis vão poder rodar com bandeira 1 em dezembro

A Urbanização de Curitiba (Urbs) acatou pedido de um grupo de taxistas e autorizou que os carros circulem com bandeira 1 durante o mês de dezembro. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município. Como em 2017, a medida não agradou a toda a categoria, que entende que a bandeira 1 pode trazer prejuízos aos taxistas.

De acordo com a publicação, será facultado aos taxistas mudar o modo de operação dos taxímetros da condição automático para semiautomático, com prévia autorização da Urbs. “O taxista fica ciente de que esta alteração só poderá ser feita em oficina credenciada e com a devida aferição do IPEM [Instituto de Pesos e Medidas do Paraná] tanto na mudança do modo automático para semiautomático como no retorno para o modo automático ao fim do prazo estabelecido”, descreve.

Desde 1995, taxistas tem o direito de cobrar bandeira 2 em todos os períodos do dia no mês de dezembro. O objetivo da lei municipal é o de garantir aos condutores dos veículos, autônomos ou empregados, renda adicional comparada ao 13º salário. A medida é válida de 30 de novembro a 1º de janeiro.

Custos

De acordo com a publicação da Urbs, as despesas advindas dos procedimentos são de inteira responsabilidade do taxista. A partir do dia 02/01/2019 todos os taxímetros de Curitiba deverão retornar ao modo automático.

Taxistas que não sejam cadastrados em centrais de chamadas ou aplicativos registrados, e que possuam intenção de praticar a bandeira I no mês de dezembro, poderão colocar uma faixa previamente aprovada pela Urbs, na medida de 10 cm de largura e na cor predominantemente laranja, informando que está sendo dado desconto no valor final da corrida equivalente à cobrança da bandeira 1.

 

 

Banda B- 20/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.