A Urbanização de Curitiba (Urbs) acatou pedido de um grupo de taxistas e autorizou que os carros circulem com bandeira 1 durante o mês de dezembro. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município. Como em 2017, a medida não agradou a toda a categoria, que entende que a bandeira 1 pode trazer prejuízos aos taxistas.
De acordo com a publicação, será facultado aos taxistas mudar o modo de operação dos taxímetros da condição automático para semiautomático, com prévia autorização da Urbs. “O taxista fica ciente de que esta alteração só poderá ser feita em oficina credenciada e com a devida aferição do IPEM [Instituto de Pesos e Medidas do Paraná] tanto na mudança do modo automático para semiautomático como no retorno para o modo automático ao fim do prazo estabelecido”, descreve.
Desde 1995, taxistas tem o direito de cobrar bandeira 2 em todos os períodos do dia no mês de dezembro. O objetivo da lei municipal é o de garantir aos condutores dos veículos, autônomos ou empregados, renda adicional comparada ao 13º salário. A medida é válida de 30 de novembro a 1º de janeiro.
Custos
De acordo com a publicação da Urbs, as despesas advindas dos procedimentos são de inteira responsabilidade do taxista. A partir do dia 02/01/2019 todos os taxímetros de Curitiba deverão retornar ao modo automático.
Taxistas que não sejam cadastrados em centrais de chamadas ou aplicativos registrados, e que possuam intenção de praticar a bandeira I no mês de dezembro, poderão colocar uma faixa previamente aprovada pela Urbs, na medida de 10 cm de largura e na cor predominantemente laranja, informando que está sendo dado desconto no valor final da corrida equivalente à cobrança da bandeira 1.
Banda B- 20/11/2018