Brasil

Vacina da dengue terá dose única e servirá para quatro tipos da doença

(FOLHAPRESS)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que a futura vacina da dengue deve ser em uma única dose e para os quatro vírus da doença. Após autorização dada pela Anvisa a pedido do governo, Alckmin deu coletiva nesta sexta (11) sobre o início da fase de testes clínicos contra a dengue, que serão feitos em 17 mil voluntários de 12 Estados do país. O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, será o responsável pelos testes. O governo fala que a vacina pode ficar pronta em 2017, mas que a finalização dos testes dependem de variáveis que impossibilitam estabelecer um prazo fixo. “Dois terços das pessoas serão vacinadas e um terço, placebo. Ninguém sabe quem será vacinado e quem recebe placebo”, disse Alckmin. “Estamos com grande possibilidade de que a vacina seja uma dose única”, afirma. Poderão participar dos testes pessoas que estejam saudáveis, que já tiveram dengue ou não, que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Os testes devem começar dos mais velhos antes de chegarem às crianças. Entre os efeitos colaterais, podem estar pontinhos vermelhos pelo corpo e dor de cabeça. Os voluntários serão acompanhados pela equipe médica durante cinco anos. Estão programadas ao menos dez visitas a centros do estudo e 28 contatos telefônicos. O valor do investimento nessa fase chega aos R$ 270 milhões. De acordo com o secretário da Saúde, David Uip, o governo fará reuniões com empresas que no futuro podem atuar em parceria numa eventual fabricação do produto em escala mundial. Atualmente, o Butantan tem uma fábrica para produzir até 500 mil doses da vacina por ano – capacidade que pode ser aumentada para até 12 milhões de doses/ano com algumas adaptações industriais. O governo estadual também pretende iniciar estudos para uma futura vacina e um teste de diagnóstico em gestantes para o vírus zika.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.