
O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente nesta terça-feira (22). Com o fenômeno El Niñoagindo de maneira forte, a previsão é de uma estação chuvosa e menos quente, uma vez que as precipitações devem diminuir a média das temperaturas máximas, segundo previsão doInstituto Tecnológico Simepar. A expectativa é de que várias tempestades aconteçam neste período.
“No Paraná a tendência do comportamento da atmosfera para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro indica que as chuvas fiquem acima da média, em todas as regiões paranaenses. As temperaturas também ficam elevadas durante os meses de verão. Como se prevê um período chuvoso e acaso as chuvas coincidam com o período de maior aqueci mento, é natural que, localmente, as médias das temperaturas máximas tendam a diminuir”, diz a previsão.
Ainda segundo o Simepar, assim como aconteceu na primavera a tendência é de tempestades severas durante o verão. “O aumento das precipitações e das temperaturas, a exemplo do observado nesta primavera, intensifica as chances para a formação e para o desenvolvimento dos eventos severos como as tempestades e os temporais originados nestes ambientes atmosféricos instáveis. O monitoramento e os alertas para estes eventos são acompanhados e divulgados no site do SIMEPAR, assim com a disponibilização dos dados dos radares meteorológicos e da rede de estações meteorológicas automáticas do órgão”, acrescenta o boletim.
O verão durará até março. A influência do El Niño, segundo o boletim, deverá gerar uma estação diferente da verificada nos últimos anos.
BandaB