Paraná

Verão começa nesta terça-feira e estação deve ter tempestades e máximas mais baixas

O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente nesta terça-feira (22). Com o fenômeno El Niñoagindo de maneira forte, a previsão é de uma estação chuvosa e menos quente, uma vez que as precipitações devem diminuir a média das temperaturas máximas, segundo previsão doInstituto Tecnológico Simepar. A expectativa é de que várias tempestades aconteçam neste período.

“No Paraná a tendência do comportamento da atmosfera para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro indica que as chuvas fiquem acima da média, em todas as regiões paranaenses. As temperaturas também ficam elevadas durante os meses de verão. Como se prevê um período chuvoso e acaso as chuvas coincidam com o período de maior aqueci mento, é natural que, localmente, as médias das temperaturas máximas tendam a diminuir”, diz a previsão.

Ainda segundo o Simepar, assim como aconteceu na primavera a tendência é de tempestades severas durante o verão. “O aumento das precipitações e das temperaturas, a exemplo do observado nesta primavera, intensifica as chances para a formação e para o desenvolvimento dos eventos severos como as tempestades e os temporais originados nestes ambientes atmosféricos instáveis. O monitoramento e os alertas para estes eventos são acompanhados e divulgados no site do SIMEPAR, assim com a disponibilização dos dados dos radares meteorológicos e da rede de estações meteorológicas automáticas do órgão”, acrescenta o boletim.

O verão durará até março. A influência do El Niño, segundo o boletim, deverá gerar uma estação diferente da verificada nos últimos anos.

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.