Paraná

Verão: problemas comuns nas praias e como agir em casos de urgência

O litoral do Paraná deve receber 100 mil turistas durante a alta temporada, de acordo com a expectativa do governo do Paraná e, para ajudar os veranistas em casos de urgência ou emergência o Paraná Portal preparou um guia com orientações da tenente do Corpo de Bombeiros, Virginia Turra.

Três mil profissionais da Polícia Militar e Civil, corpo de bombeiros e da saúde estão no litoral do estado para atendimento à população. Elencamos algumas situações comuns durante a temporada para orientar os leitores.

Crianças perdidas

Em cinco dias 13 crianças se perderam na areia e precisaram do auxílio do corpo de bombeiros para encontrar os pais ou responsáveis. Nesta temporada serão distribuídas pulseirinhas de identificação para os pequenos, com o nome e contato dos responsáveis. Quem perder uma criança ou encontrar uma criança perdida deve procurar o posto do corpo de bombeiros.

Queimaduras com águas-vivas

O número de queimaduras com água-viva no litoral do Paraná, nesta temporada, é de 54; considerado baixo se comparado ao total de casos registrados no último verão, que chegou a 14 mil acidentes. De acordo com a Tenente, as vítimas devem evitar esfregar o local e procurar atendimento médico.

Afogamentos

O número de vítimas de afogamentos chega a 51, apenas no feriado de Natal. Ao ver alguém se afogando o ideal é entrar em contato com a equipe dos bombeiros para o resgate e evitar entrar no mar – na mesma posição da vítima – para não tornar-se outra vítima de afogamento.

Cuidados ao entrar no mar

Para manter os reflexos na água e evitar acidentes, o ideal é que o banhista não ingira bebidas alcoólicas e tenha uma alimentação balanceada antes de entrar no mar.

Atendimento médico

Em toda a orla, tendas com profissionais de saúde vão atender a população com serviços de primeiros socorros e testes rápidos, como o de pressão, por exemplo. Os banhistas podem acessar o aplicativo disponibilizado pelo corpo de bombeiros, disponível na PlayStore, para verificar onde os postos estão instalados. A tecnologia também emite alerta para tempestades e um mapa dos posto de guarda-vida.

 

DO PARANÁ PORTAL

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.