
Um vídeo que mostra um paciente, de 30 anos, sendo agredido por funcionárias do Hospital do Trabalhador, localizado no bairro Portão, em Curitiba, no final da tarde desta segunda-feira (8), gerou revolta em quem estava no local. Após a divulgação das imagens, a unidade de saúde se posicionou sobre o caso através de uma nota.
De acordo com testemunhas no local, a vítima da agressão afirmou ter sido expulsa pelos funcionárias porque estaria “mijada”.
Nas imagens (assista abaixo), é possível ver que o paciente é arrastado pelas mulheres, mas reluta. Ainda, o homem aparece mancando e aparentemente apresenta dificuldade em se movimentar.
Ao se sentar no chão, a vítima recebe um chute nas costas e novamente é erguida pelas profissionais de saúde. “Ixi, cara. A guria chutando… Eu filmei, velho”, disse o homem que gravou a cena.
Versão do hospital
A reportagem entrou em contato com o Hospital do Trabalhador após receber as imagens. Em nota, a unidade afirmou que o paciente estava no pronto socorro porque foi vítima de uma agressão, mas não estava cooperando com o atendimento, e que inclusive tentou fugir três vezes do hospital. O vídeo mostraria a equipe na área externa do hospital na tentativa de reconduzir o paciente para o atendimento.
Sobre a atitude das funcionárias, o comunicado considera que as agressões foram resultado de desgaste físico e emocional por parte das equipes que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e que também foram vítimas de violência física cometida pelo paciente. Leia a nota na íntegra:
“Trata-se de paciente atendido no pronto socorro vítima de agressão, não cooperativo, executando três tentativas de evasão do Hospital, agressivo inclusive tendo praticado violência física contra membros da equipe, a qual apesar destas atitudes foi na área externa do Hospital na tentativa de reconduzir o paciente para o atendimento.
O desgaste físico e psicológico das equipes culminou com a atitude evidenciada pelas imagens vinculadas, as quais estão sendo analisadas e as medidas disciplinares pertinentes serão adotadas aos profissionais identificados no evento”.
Banda B