O programa de visitas das gestantes à maternidade do Hospital Municipal de Araucária (HMA) por meio de agendamento nas unidades básicas de saúde já está sendo realizado. O novo modelo teve a primeira visita realizada na quinta-feira (03) e foi guiada pelo obstetra Cláudio Bednarczuk e pela enfermeira Luiza Losso de Lara, que mostraram o futuro local de nascimento dos bebês e esclareceram algumas dúvidas relacionadas ao parto.
Além das próprias gestantes, parentes delas também puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura da maternidade. Vários pais não deixaram de comparecer e acompanharam as futuras mamães na visita. Dúvidas sobre o parto, estada no hospital e primeiros dias do bebê foram esclarecidas em um bate papo informal. Um vídeo sobre o centro obstétrico, local onde fica a sala de parto, mostrou como é a estrutura interna do espaço.
Das 30 vagas oferecidas para a data, 23 foram preenchidas. Essa iniciativa das visitas programadas tem o intuito de ampliar ainda mais o processo de humanização no atendimento oferecido pelo HMA, auxiliando no processo de orientação das gestantes de Araucária, desmistificando alguns mitos relacionados ao ambiente hospitalar e fornecendo informações importantes sobre a rotina durante o internamento até a alta da mãe.
Como agendar a visita
As visitas programadas estão sendo agendadas diretamente pelas unidades básicas de saúde de Araucária e acontecerão sempre às quintas-feiras, no período da tarde. Além da mãe, o pai do bebê ou outro acompanhante também poderão participar, sempre observando o limite de 30 pessoas por grupo agendado.
Informações sobre a internação
Durante a visita, as mães são informadas sobre os documentos necessários para a internação, horário de visitas (das 14h às 16h), período para troca de acompanhantes (das 7h às 8h; 12h às 13h e das 20h às 21h), documentos necessários para o registro do nascimento (feito ainda no hospital) e o que deve conter a mala da mãe e do bebê.
Importante destacar que na maternidade do HMA, durante todo o período de internação, a mãe e o bebê permanecem juntos como forma de criar maior vínculo entre ambos. No primeiro dia de pós- parto, a mãe recebe todas as orientações adequadas sobre a higienização corporal do bebê e também dos cuidados do coto umbilical, recebe ainda um impresso falando sobre aleitamento materno, icterícia, carteirinha de vacinação, exame do pezinho e outras informações pertinentes.
SMCS