Araucária

Visite a nova exposição “Arte em Vidro” no Museu Tingüi-Cuera em Araucária

Nesta quinta-feira, 23 de junho, começou a nova exposição “Arte em Vidro”, no Museu Tingüi-Cuera, localizado no Parque Cachoeira, em Araucária. A Mostra foi pensada para comemorar o Ano Internacional do Vidro, que tem como objetivo promover a importância cultural, econômica, tecnológica e científica deste material altamente reciclável.

A exposição reúne trabalhos artísticos produzidos ao longo de 13 anos no curso de Fusing em Vidro em Araucária. O curso é promovido gratuitamente pela Prefeitura de Araucária e já formou centenas de alunos. Entre eles, Eriberto Soares que hoje está com algumas peças em exposição no Museu Tingüi-Cuera e também no Salão Arte em Vidro Brasil 2022, em Curitiba.

“Esse curso que realizei pela Prefeitura foi o responsável por abrir muitas portas em minha carreira. Já fui convidado a participar de outras feiras e atualmente participo da Feira do Largo da Ordem onde consigo uma renda extra com as peças que produzo, além das vendas por fotos que publico em minhas redes sociais”, disse. Eriberto contou que com apenas três meses de curso conseguiu comprar o forno – necessário para a finalização das peças – e com isso passou a criar ainda mais esculturas em vidro reciclado.

Lourdes Czarnik também é uma das alunas do Curso de Fusing em Vidro. “Participo das aulas há alguns anos e estou cada vez aprendendo mais. Trabalho com peças utilitárias e decorativas, como pratos para bolo, fruteiras, luminárias e outros. Atualmente comercializo meu trabalho na Casa de Artesanato Vó Sophia que, inclusive, faz parte do Turismo Rural Caminhos de Guajuvira”, contou.

A professora do curso Fusing em Vidro, Andreia Almeida, que ministra as aulas desde 2013 contou que as inscrições para o curso são abertas no início de cada ano e existem níveis em que o aluno pode avançar. “Além do curso, temos também um grupo de pesquisa e produção com encontros quinzenais”, comentou. De acordo com Andreia, ao longo dos últimos 13 anos, entre cursos e oficinas de fusão em vidro e também do projeto Reciclando com Arte, muitas pessoas foram beneficiadas com uma renda complementar e aprenderam novas formas de expressar arte.

SERVIÇO

A mostra “Arte em Vidro” ficará exposta no Museu Tingüi-Cuera até 21 de agosto.

A visitação é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos domingos o horário é das 13h às 17h.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.