A chuva que caiu a partir das 18 horas desta terça-feira (3) em Curitiba e região metropolitana causou estragos e deixou famílias desabrigadas em Almirante Tamandaré. Só neste município, segundo a Defesa Civil, foram 12 ocorrências, três casas desabaram, sendo uma no bairro Monte Santo e outra no bairro Belizaria. Nos três casos, o muro cedeu com a força da água o que acabou provocando a destruição das residências. Uma criança de 5 anos chegou a ser levada pela enxurrada, mas foi salva por um vizinho.
A forte chuva, que durou pouco mais de uma hora, fez com que terrenos já regularizados pela prefeitura da cidade, fossem inundados pela água que não escoou. De acordo com o morador Rodrigo Cardoso, há anos a população sofre com os alagamentos, mas a tromba d´agua que aconteceu nesta terça-feira foi a primeira vez. “Esse problema vem de anos. Desde a década de 90 estamos protocolando pedidos na prefeitura e nada acontece. Eses terrenos não têm escoamento de água e quando a tromba d’água vem estoura tudo. Essa é a quinta vez que alaga tudo aqui”, afirmou o morador.
Por pouco uma tragédia não foi registrada. Um menino de 5 anos, morador da casa dos fundos do Rodrigo Cardoso, escorregou do colo do pai e caiu no meio da enxurrada. Rodrigo estava por perto e conseguiu salvar o menino. “Vi o menino vindo na enxurrada e graças a deus consegui pegá-lo. Ele está bem, apesar do susto”.
Charles Ganança, também morador da região, estava tomando banho quando a chuva começou. Segundo ele, nada pode ser feito a família conseguiu salvar pouca coisa. “Foi muito rápido. Ouvi meu pai gritando que a enchente estava vindo. Salvamos a televisão e a água chegou na altura do peito”, disse.
Além da região metropolitana moradores dos bairros Pilarzinho, Mercês, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Santa Felicidade e Barreirinha também sofreram com os efeitos da chuva. No Pilarzinho, adutoras colocadas recentemente pela SANEPAR não suportaram a força da água se romperam deixando os moradores da Rua Francisco Xavier da Silva também embaixo da água.
Em Santa Felicidade e Mercês bombeiros e a COPEL tiveram problemas com as árvores que caíram com o vento. Mesmo com tantos estragos materiais, ninguém ficou ferido.
Previsão do tempo
De acordo com o Simepar, a chuva desta terça alcançou, até às 22 horas, 17 milímetros em Curitiba e 22 milímetros na região metropolitana. E a previsão é de que novamente chova forte nas regiões atingidas pelo temporal também nesta quarta e quinta-feira.
BandaB