
Por Pedro Greboge Filho
Uma pista de avião?
Tudo começou, assim.
Estes dados querem refletir o nascimento de uma Igreja emergente que sai da necessidade de um povo, de um vila que tinha poucas famílias, cujas terras pertenciam a poucos donos ,ali existiu um campo de aviação , dois bares e uma Raia de corrida de cavalos. Nesta época ninguém reclama da falta de escolas, médicos, igreja. Estudar era PARA POUCOS um desafio, e um para buscar havia uma única a pé e caminhar vários quilômetros O povo da época tinha sua sabedoria e conheciam os remédios naturais*¹¹ caseiros e a fé segurança para pós morte.
Em 1950 Inicia-se uma migração de famílias, vinda de várias cidade do Paraná e outros Estados. E Vila Fazenda Velha começou a movimentar carroças, trazendo tijolos, madeira, telha e surgir estradas hoje ruas. “Muitos perguntavam o que vamos fazer aos domingos”. No domingo as pessoas tinham sua ocupação”: jogar vistora, visitar parentes e vizinhos e assistir corridas cavalos. Estes relatos revelam história e emoções. Os fotos apresentados são uma possibilidade de investigação de 54 pesquisas de pessoas de diferentes níveis sociais e a descoberta de da
dos é uma fonte primária da história de Perpétuo Socorro, porem se constitui num objeto museológico e tem atrás de si uma história. Mesmo assim, embora seja um documento histórico, não reúne um conhecimento definitivo que deve compreendido: As histórias individuais de cada um, nem sempre são um complemento verídico. É uma amostra do Passado. Foi feito o possível, mas nem todos responderam as questões propostas. “Quem não gostou do obra faço outra melhor” *¹³.Essa História faz jus ao bem conceituado Pe Claudio Valenga ,uma voz que clama mensagem clara e direta ,um Evangelho a boa notícia. Urgente na esperança , paciente no ouvir ,calmo no falar ,preciso no argumento ,fiel na catequizar ,faz emergir ,Jesus Cristo, companheiro comprometido com o povo .” Envia teu Espírito e renovaremos a face da terra”
Onde estava a Igreja
Pista de Avião, Plantação de linho e Pareiras
Fotos cedidas do arquivo Histórico de Araucária
Um dos primeiros proprietários que se tem notícia foi o Capitão José Ricardo Taborda Ribas, que recebeu de Dom Pedro II doação das terras na “paragem de Guararema”.
No ano de 1896 o Sr. Rudolfo Hasselmann comprou as terras do Capitão Taborda Ribas, O Sr. Rudolfo veio da Alemanha para o Brasil com seus pais ainda menino tinha treze anos de idade, faleceu em 1914 deixando seus bens aos herdeiros, um de seus filhos, Carlos Hasselmann recebeu do inventário, um terreno denominado Fazenda Velha, onde existia uma casa que foi construída em 1850, em madeira, falquejada, pois não havia serrarias na Freguesia do Iguassu. Naquele período, foi utilizada mão de obra de escravos na construção.
O Sr. Carlos Hasselmann, nasceu no bairro Fazenda Velha, foi um dos primeiros moradores do bairro, era agrimensor e agricultor, fez os levantamentos topográficos em Araucária e em várias cidades. Realizou importante trabalho voluntário para a comunidade da região, bem como para moradores de cidades vizinhas, que procuravam sua ajuda para atendimento a pessoas e animais, vitímas de picadas por cobras e outros insetos venenosos. O Sr. Carlos possuía Soro Antíofídico para o tratamento, o qual era fornecido pelo Instituto Butantã de São Paulo, em conformidade com este, em troca do soro, o Sr. Carlos se comprometia em enviar cobras venenosas capturadas por ele e outros moradores da região. Destacou-se como o mais conhecido caçador de cobras do Estado do Paraná e recebeu por seus trabalhos homenagens do Instituto Butantã. Esse trabalho teve continuidade com seus filhos, que continuaram morando no bairro Fazenda Velha (*¹)
Sezinho Pereira de Souza foi um dos primeiros compradores dos Terrenos o qual tinha uma raia que funcionou por uns 40 anos. Hoje Jardim Petrópolis. Dizem que o inicio da raia se localizava o atual onde hoje está a mesa do presidente na câmara; e ponto final, o altar da P Socorro. As Disputas eram bem valorizadas, chegando a ter espionagem sobre os passos dos cavalos. Tinha gente que ia até Contenda para medir os passos dos cavalos pelos seus rastos, para depois conseguir melhor desempenho e treinar melhor os seus animais com a certeza de vitória. O Dia da corrida reunia centenas de torcedores, apostadores e curiosos de todas região em torno de Curitiba. As pessoas matavam bois e tinham comida farta, bebidas, jogava se cachola e pataca que as vezes provocava até mortes. (**1) Era o único lazer aos domingos. A Estação de Trem ficava a um quilômetro.
Era muitas vezes, quando se ouvia o estrondoso apito do trem, uma ou duas charretes levavam os visitantes pra belos bailes no centro da Cidade). Antes de Surgir a Igreja 1923 a cidade Araucária já tinha cinema com 29 lugares e todas as fitas de todos filmes eram trazidas de Curitiba a cavalo e quando aqui chegavam eram anunciados com foguetes ,O Projetor era a carvão(***). Com passar do tempo o local dos cinemas mudou várias vezes.
Missões é tempo de conversão
Preparar a terra, pré- Missão organizar grupos, fazer um levantamento de dados sócio- religiosos .
È necessário Verificar dados de pesquisa, é tempo propício para preparar a terra pois os missionários vem para semear o boa semente, que exige espírito de oração e conversão, pois só os missionários nada podem e são instrumentos da mão do mestre e profeta.” eu vim para que todos tenham vida”
O povo caminha, enfrenta desafios, depara-se com impasses, a Voz do Bom Pastor é ouvida. Acreditar é preciso. Duvidar; as vezes. Desanimar, nunca.
A boa Nova notícias das missões foi a semente ,nasceu a planta e cuidar dela é um compromisso. Refletir a palavra de Deus de uma maneira dinâmica e incisiva
No meio da comunidade foi o passo dado, organizar é proposta, pois ninguém se Salva sozinho. “O senhor me enviou para evangelizar os pobres” Vicente de Paulo
O Lema das Missões” Jesus Cristo Ontem, Hoje e sempre”
Após as missões .Quem participa se sente ungido, escolhido, um profeta no meio do Povo, um, profeta do amanhã
“sai da tua terra e vai…onde te mostrarei o caminho a seguir”.
Onde foi
Foi na rua Alexandre Wisocki que tivemos missões em 1978 no barracão de Casimiro Kudlawicz e Paulina Kudlawicz com o missionários Lourenço Biernarski e José Alberto Seminaristas Geraldo Setlik José Walter Rodrigues.
Durante as missões se falava em fazer uma capela Comissão então fui conversar com o prefeito para ganhar um terreno e construir uma Igreja, mas não conseguimos nada .No fim das missões os missionários afirmaram que a comunidade ficasse atenta ,que a promessa de Nossa Senhora será cumprida .”Nós viemos aqui em Araucária com intuito para construir uma Igreja viva e vocês vão construir uma Igreja” .Isto foi um alerta e logo começaram a se preocupar, sabendo que não seria fácil.. Os padres da missão foram recepcionados com o Sr Perci Davet e sua esposa Sueli. Após as missões a comunidade é atendido pelos padre de N.Sra dos Remédios, e também pelos do Seminário e também pelo Bispo D.Inacio Krause. José Alberto ,Pe Bernardino.
.
Primeira diretoria foi Percival Darvet-Aleixo Knopik.Luis Incot Sueli Terezinha Darvet
Leonardo Alice Pannek Gilberto ,Ivani Burlinski Constante ,Isabel Marthaus Casemiro Paulina Kudlawicz Antônio Ribas(essa Ata Sumiu)
Primero Grupo de reflexão
Grupo de reflexão Izabel e Constante participamos com todas família. Neusa Margarida Lemos Eduardo Wrubel , Eduardo Lídia Vense, Albino e Amélia Trzaskos Aroldo e Maria Bossa.Anastácio Wrubel,Melania Trzaskos, Paulina Kotowicvz, Danilo Bacelar Emilia Seika Maria Emilio Pedro e Natalia Pencal Luiza Binhara, Bruno Kotovicz ,Aleixo Sbraba
Ai o Povo se reuniu
As missas eram rezadas nas casas e escola e no CSU , no mês de Outubro de 1986(*2)(Arquivo História de Araucária) após o terço foi escolhida por aclamação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Esta escolha teve vários seus motivos as PESSOAS FREQUENTAVAM a Igreja Perpetuo Socorro em Curitiba. Houve também depoimentos de pessoas que foram curadas Pela Mão de Perpetuo Socorro. Outros relataram BENÇÕES ESP´´ECIAIS,EMPREGO ,SUICESSOS NA vida, bom casamento proteção nas lavouras os terços continuaram no barracão da Casemiro Kudlawicz ,bem como festas, missa e trabalhos
Vários colaboradores continuaram a ser reunir para fazer rifas, bingos futebol etc’
A comissão foi feita assim Eduardo e Sueli Wrubel,Albimo e Amélia Trzaskos Aroldo e Maria Bassa, Emilio e Luiza Binhara.Pedro e Natalia Pencal Margarida de Lemos Leonardo Panek Eduardo Wrubel
Bruno e Lourdes Kotovicz, Eduardo Seika ,Luis Trzaskos ,José Jory ,Cosntante Martaus Aleixo Sbraba Agusto CZezanoski e Irena.
A POPULAÇÃO AUMENTA
Um terreno foi comprado
A vinda da Petrobras e suas reformam provocaram um aumento da população, e isto desenvolveu o Bairros e novas bairros se criaram em seu redor.Comecam a surgir pequenas venda ,lojas, Posto de saúde, escola Etc.
A igreja compra um terreno, em frente a Praça da Bíblia(hoje Matriz)
. EM 1987 A COMUNIDADE COMPROU O TERRENO DOS FILHOS DA SRª BALBINA PEREIRA. PRIMEIRO FOI CONSTRUÍDO UM BARRACÃO E AOS POUCOS se INICIOU A CONSTRUÇÃO DA NOVA IGREJA QUE COMEÇOU SUAS ATIVIDADES EM 1998 JÁ COMO MATRIZ. Pertencem a esta Matriz
As Missas e festas eram no CSu. Margarida era animadodra do grupo n.Senhora das Grças. Fazia encontro na casa do Sr Euardo Wrubel.Nestes grupos faziam parte. As famílias de Sr Euardo Wrubel,a família de Margarida, Bruno Kotovicz e Dona Lurdes ,Aleixo sbraba ,augusto Kryzanovski Irene e Paulina Kudlawicz Terezinh Wrubel AugustoCzesonoski Sra Irene Kasssemri Anastácio Wrubel .Anastacio Wrubel e Rosa. Luís e Lurdes Incot era coordenadora dos grupo de reflexão Albino e Amélia Trzaskos .Muitos se preocuparam e maioria desta diretoria emprestavam dinheiro sem cobrar juros fora também boas as doações, pois acreditavam em uma futura Igreja e talvez uma Matriz já que o Bairros começou aumentar sua população.
–Uma Reunião do Setor. Anunciou que era Necessário criar uma nova Paroquia em Araucária. Quem esteve na Reunião era o Coordenador Lázaro de >>>.e que as comunidade deveria apresentar projetos. A única foi Socorro um
Encontro Provincial Eusébio Spisla bispo, Bruno , Auguisto,Anastácio , 7 pessoas, decidiram a Instalação da Nova Matriz, que que foi inaugurada no Dia 08/03/1993. O Bispo prontamente aceitou a Instalação bem como o Provincial e a Diretoria. Os limites foram depois determinados pelo Bispo Junto com os Padres das Paróquias confrontantes. Então começou a Construção de Igreja Matriz P.S. Com muito empenho e fenomenal esforço do Presidente então Bruno Kotovicz e a diretoria supra citada.
Nunca parou de funcionar
Torneio de futebol, Bingos no Seminário, Festa do Pêssego e ovo que era na Vila Nova ,onde a igreja tina barraquinhas)rifas ,torneio do Truco, Rainha da Festa bem como uma grande fogueira, todas trabalhando, a Arrecadação era fraca
As mulheres Trabalhando “ Faça chuva ou sol mulheres nunca reclamaram era dedicação total mesmo sem água com mangueira ,fumaça nos olhos ,frio, barro e ninguém nunca ficou doente por trabalhar pra Nossa Senhora” . Bruno Kotowicz Presidente)_
A limpeza era sempre por voluntário .Ministros Pedro Gelinski , Jose Czanoski ,Albino Cezenoski, Aleixo Kotvwicz
. Foi então conseguido a garagem para rezas e reuniões do Sr Euardo Wrubel Edurado presidente, Bruno Vice Augusto Tesoureiro Irene Secretaria e outros.
A fundação foi -08/03/1994. O primeiro Vigario foi Pedrinho Greboge
A Matriz no início da construção, teve dificuldades, emprestava veículos de amigos pois ainda não tinha, e muitas vezes o Padre visitava as comunidade de Bicicleta, *¹² e outro fato que Edvinho Rzesusko socorreu o padre doente vindo 02 horas da madrugada com seu caminhão toco carregado de adubo para comprar remédio. O Padre Aldo Seidel muito Solicito acolheu por 4 meses. Em Remédios o Pe.Pois não havia casa paroquial. As Missas eram rezadas no Salão Paroquial. Logo Foram convocadas as missões para movimentar a fé ,com ajuda do Padre Lourenço Biernaski nos 3 meses foram feitos 47 casamentos e 117 batizados (*²) A Paroquia iniciou com as seguintes comunidade –Estação-Campina das Pedras-Guajuvira de Baixo-Guajuvira de Cima-Campestre-Camundá-Boa Vista-Dala Torre. -Monalisa -Seminario.Rio Abaixinho era rezada missa na Sociedade Taquarova ,Iguatemi(Escola) Tropical(casas e depois Associação de Moradores)-Porto das Larangueiras (escola, casas e Local ,Barracão atual)
.Assim conseguimos comprar um terreno para rezas
Capelinhas inicialmente eram 2 Matriz, surgiu O rosário vivo, O apostolado da Oração se firmou, catequese, pastoral do Batismo, movimento de casais aos poucos, Pastoral da Juventude ,grupos de Reflexão aperfeiçoamento da Liturgia. Ministros e eram poucos porém muito dedicados a exemplo Pedro Gelinski .Tivemos um Diacono Alair. Muitos outros proporcionou uma avivamentos Padre Jose Alberto Da Rádio e Então Surgiu a Tv e com o Pa. Marcelo Motta Com seus cursos de Oratória. Inicialmente A novena Socorro era Transmitida aos Domingo da Matriz e Também m AS SEGUNDA FEIRA A Novena de N.Sra das Graças da Estação m e que era Patrocinada por Carlito Klemba. Contenda.
Primeiro Pastoral do Batismo Catequese Grupo de reflexão . Bruno Kotowicz , Lauro e esposa Vicente Lopes foram os primeiro a fazer cursilho em Rio Negro com a coordenação de Atilio Bavavesco .Iniciou-se também o Apostolado da Oração e Rosário Vivo. O grupo de Jovens teve apoio para cursos e Oratória com Pe Marcelo Motta Carneiro.
Nascimento de Novas Comunidades
De inicio era celebrada uma vez por mês na comunidade de Taquarova,a reunião acontecia na escola que estava sendo abandonada e a sociedade ainda funcionava, a missa era 20 horas da Primeira sexta feira.
Também era rezada uma missa na comunidade de Tropical ,a missa era nas casas e depois na associação
E também na escola era aos domingos 20 horas da noite o motivo era organizar o povo.
A Celebração no bairro de Porto da Larangueiras a missa era celebrada na escola e casas e Depois no salão da panificadora do Prefeitura aos poucos foi organizando uma comissão. E num sábado com a presença de 79 pessoas, a votação no Papel e quem esteve votou independentemente da Idade. Foi a missa celebrada pelo Greboge Pedrinho, foram apresentadas duas candidatas Nossa senhora dos Navegantes devido o local ser um Porto no início do povoamento branco em Araucária, pois antes pertencias aos índios. E nossa senhora de Fatima devido a vegetação próxima do rio Iguassú a Maioria votaram por Navegante e apenas 3 pessoas gostariam que fosse Nossa Senhora de Fatima embora concordaram com Nossa.Senhora dos Navegantes ,Após a Escolha foi rezado e pedida a Proteção contra enchentes e segurança nas vidas, contra ventos, raios e interpretadas como calunias fofocas e falta de fé aos navegantes ,trabalhadores. Após a escolha a sr Edvino Rszechusto e Irene sua esposa…junto com o padre Foram até navegantes para buscar conhecimento sobre estas padroeira que vinha com aos Portugueses, como grande Protetora a todos que navegam na Vida. Em Navegantes Catarina.
Rio Abaixinho,a Missa iniciou no Colégio escolar Joao Esperandio, eram duas missas por mês e era para fortalecer a comunidade com a separação da Nova Paroquia e uma localização para melhor atender o povo por causa da Movimento da Rodovia que não tinha sua capela ao lado próximo ao Rio a Iguassú era celebrada uma mossa por mês com o objetivo de unificar em trono na Nova comunidade. . Como foi a escolha foi na semana santa, e comunidade foi avisada. E votação em torno de Nossa da Salete que também era ligada a agricultura e Também Santo Isidoro. No dia 11 de fevereiro 1995 foi escolhido. Foi exposto a vida e Virtudes da ambos, após reflexão e oração a votação era secreta onde o Pe Pedrinho ouviu em silencio como fosse confissão, onde cada um dos presente manifestou sua escolha e padre anotava a votação que resultou dos 76 presentes apenas 7 sete votaram em Salete e outros Santo Isidoro. Feita a escolha todos rezaram e foi pedido esforço para melhor conhecer o Santo o Padroeiro Santo Isidoro. A escolha foi secreta ao ouvido do Pe Pedrinho que ouvia o a escolha e anotava na folha.
*(Familia Marthaus Araucaria e Francisco Cordeiro Contenda
**1(Saga de Araucária
***(hoje seria em frente à casa Paroquial Remédios na Esquina acima)
*(Vicente Incott)
*¹ Arquivo Histórico de Araucária
*²C.Livro Batizados e Casamentos)
*¹¹ Arquivos histórico da Araucária
*¹² José Czezanoski
*¹³ Vigario de Murici (Aloisio Fludra)2001-Comentario sobre o filme Malhadas.S.José dos Pinhais
Greboge F.Pedro .Livro do Tombo (caderno) 17 entrevistas .
Arquivo História do Paraná
Arquivo História Arquelau A.Torres
Wochowiz Romão-Saga de Araucária.
Nunca citar texto isolado sem a citação da referência Bibliografica
Autoria
Pedro Greboge Filho ,Filosofia, Teologia, Historia Mestre “Uso de Imagem como Linguagem de História”
Luciane Gawlak Professora ,Mestre em Português UTPR Especialista em Literatura Textual
Supervisão Bruno Kotowicz(Presidente na época)