O brasileiro não abre mão do pão. Anualmente, a média de consumo no país tem sido de 34 quilos por pessoa ao ano, enquanto no Paraná esse índice sobe pra 44 quilos. Pro presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (SIPCEP), Vilson Felipe Borgmann, isso demonstra como o simples “pãozinho” francês, que é responsável por 30% das vendas das padarias e panificadoras, se mantém um sucesso.
“O pão é o primeiro alimento do dia, que nos fornecerá energia suficiente pras atividades até a hora do almoço. Extremamente simples de consumir e saboroso, é um elemento tradicional dentro de qualquer casa”, afirma.
Com grande parte das padarias e panificadoras composta por micro e pequenas empresas, a tradição de fabricar o pão de cada dia tem passado de pai pra filho. “A maioria das empresas do setor são geridas por uma família, que distribuí as funções entre os parentes. É uma maneira de sobreviver, pois temos observado que, apesar do consumo de pães se manter estável nos últimos dez anos, a população aumentou. Isso significa que proporcionalmente o consumo está reduzindo”, avalia.
No dia em comemoração a este alimento, diversas panificadoras da cidade participam de um protesto contra a alta carga tributária imposta no pão. Os estabelecimentos venderão, apenas nesta sexa-feira, o produto sem o imposto.Veja a lista das panificadoras aqui!
PrOn