
O Departamento de Trânsito de Araucária deu início, nesta semana, às visitas em escolas da rede municipal com turmas do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental. A ação, que tem como tema “Cultivando boas ações, colhendo bons cidadãos”, busca despertar a consciência cidadã e promover noções de segurança no trânsito entre as crianças. Mais de 3,8 mil alunos devem ser alcançados pela iniciativa ao longo dos próximos meses.
Na manhã de terça-feira (24), a Escola do Campo Municipal Rui Barbosa, localizada em Lagoa Grande, recebeu a atividade. Conduzida pelo agente de trânsito Krupa, a conversa envolveu cerca de 50 estudantes, que demonstraram interesse e participação ativa durante a palestra.
Entre os assuntos abordados estavam o uso correto do cinto de segurança inclusive no banco de trás, cuidados ao andar de bicicleta, atitudes responsáveis como pedestre e a importância de não jogar lixo pelas janelas dos veículos.
Como apoio pedagógico, as crianças receberam uma cartilha educativa do Detran-PR, com dicas práticas sobre comportamento seguro no trânsito.
“O cinto de segurança é essencial, tanto para quem vai na frente quanto no banco de trás. A cada 10 mortes em acidentes de carro, 7 envolvem pessoas que não estavam usando o cinto”, alertou o agente Krupa. “Todo mundo sabe que deve usar, mas muitos ignoram. Entrou no carro? Primeiro, coloque o cinto.”
A visita também foi uma oportunidade para que os alunos tirassem dúvidas sobre regras e sinais de trânsito, despertando o senso de responsabilidade desde cedo.
Próximas escolas
Durante a semana, o projeto também passará pelas seguintes unidades:
- Escola Professora Azuréa Busquette Belnoski (Campina da Barra)
- Escola do Campo Professora Andréa Maria Scherreier Dias (Tietê)
- Escola Professor Arlindo Milton Druszcz (Arvoredo)
Outras visitas já estão agendadas até o início de setembro.