
A preocupação com a educação e a segurança no trânsito foram os dois pilares para o desenvolvimento do “Projeto de Gestão de Educação para o Trânsito” elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo(SMUR).
O projeto é amplo pretende trabalhar em conjunto com várias secretarias, conselhos, crianças, jovens e a comunidade como um todo. Entre as ações traçadas pela Coordenadoria para a Educação no Trânsito estão: a criação e disponibilização de materiais educativos, palestras, ações de conscientização, bloqueios feitos pelos agentes com foco educativo, divulgação de campanhas relacionadas a educação e segurança no trânsito, ações e formações em empresas, além de trabalhos que já acontecem como a atualização de cursos para agentes, formação contínua para monitoras da Serttel (responsáveis pelo estacionamento rotativo) e orientações e esclarecimentos para a população em relação ao Código de Trânsito Brasileiro.
O plano foi lançado na última quarta-feira (13) em evento no Salão Nobre da Prefeitura. O Coordenador de Educação para Trânsito (Detran/PR), Juan Ramon Soto Franco, participou da apresentação e elogiou a criação do projeto elaborado para garantir um trânsito seguro, ele também ressaltou a importância de iniciativas municipais nesse sentido.
O evento contou ainda com a presença do vereador Paulo Horácio, o presidente e a diretora técnica da CODAR: Marco Ozório e Fernanda Maria Karas, funcionários e diretores da SMUR, convidados de empresas de transporte, diretores de escolas e outras autoridades e funcionários da Prefeitura. Elias Kasecker Junior, secretário de Urbanismo, destacou a necessidade de educar o jovem para que ele se torne um cidadão responsável, o que consequentemente inclui um comprometimento com o trânsito.
A iniciativa foi desenvolvida pela Coordenação de Educação para o Trânsito que faz parte do Departamento de Trânsito da SMUR. Segundo os responsáveis pela elaboração do projeto, a orientação e a educação são as apostas para melhorar a qualidade do trânsito e, conscientizar motoristas e pedestres sobre a necessidade de que cada um desempenhe da melhor maneira o seu papel para um trânsito mais seguro.
SMCS / Foto Carlos Poly