No Brasil, 18 de maio é marcado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, além de todo trabalho realizado durante o ano sobre essa questão, nessa época, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os outros integrantes da Rede de Proteção do município intensificam as discussões sobre o tema.
Entre os dias 18 a 22 de maio, algumas atividades específicas deverão fomentar esse assunto com a comunidade e com profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança, Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude. A abertura do evento acontecerá dia 18 de maio, às 13h30, na Câmara Municipal. A orquestra do Programa Garoto Cidadão (Iguatemi) irá fazer uma apresentação cultural entre as palestras. Na data, o foco da discussão será a orientação dos profissionais sobre como agir ao identificar alguma situação de violência.
Dias 19, 20 e 21 blitze informativas serão montadas em alguns pontos do município com a colaboração da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito. Técnicos do CREAS juntamente com participantes dos Adolescentros estarão orientando sobre canais para realização de denúncias, o porquê fazê-las e como é o atendimento oferecido pelo município às vítimas.
Complementando as ações, dia 22 de maio, haverá a 4ª Corrida pela Paz “A comunidade corre junto”, organizada pelo Projeto Garoto Cidadão. A comunidade do Iguatemi poderá acompanhar a mobilização, realizada em parceria com a Fundação CSN, que terá início às 10h.
Para encerrar a semana, dia 22 de maio, haverá muitas atrações na praça da igreja matriz durante a tarde. Atividades culturais, de dança e de música, serão apresentadas para a comunidade. Haverá ainda a exposição de materiais confeccionados pelos participantes dos CRAS, do Centro Operacional de Medidas Socioeducativas (COMSE) e dos Adolescentros sobre exploração sexual de crianças e adolescentes.
SMCS