Educação

Araucária inicia atendimento ‘não letivo’ no Espaço Criança para crianças cadastradas, nesta quarta-feira (03)

O calendário do ano letivo, seguindo a legislação educacional, prevê 200 dias de atendimento educacional/pedagógico para as crianças em geral. Mas neste período de recesso escolar há situações ‘fora do viés pedagógico’ que precisam ser atendidas pelo município. Para isso, Araucária disponibiliza o Espaço Criança. O espaço visa o cuidado, a proteção, a saúde, a higiene e a alimentação adequada de crianças (0 a 3 anos) que, comprovadamente, não poderão ter o acompanhamento dos pais durante o recesso e/ou que estão em situação de vulnerabilidade social. O atendimento iniciou nesta quarta-feira (03) e segue até o dia 01 de fevereiro, no espaço onde funciona o CMEI Jardim do Conhecimento.

Segundo a Secretaria de Educação (SMED), responsável pela coordenação desse atendimento, 220 crianças estão previamente inscritas para o Espaço Criança 2024. Esse atendimento não tem relação com as atividades pedagógicas previstas para todas as crianças durante o calendário escolar e nem conta com a participação dos professores. Para este atendimento, as crianças estarão sob cuidados de uma equipe de cuidadores infantis. Brincadeiras e atividades de recreação devem fazer parte da rotina do Espaço Criança ao longo dos dias de atendimento.

DIREITOS – O Espaço Criança é uma ação pensada pela Prefeitura para garantir que crianças tenham acesso a cuidados básicos em situações específicas e durante um período que não é de atendimento educacional. Garantir os cuidados de uma criança em período de recesso ou férias, quando os adultos da casa devem continuar a trabalhar, é sempre um desafio para todas as famílias. Mas para algumas delas a situação é mais grave, com risco de comprometer até mesmo a alimentação adequada dessa criança. É nesses casos que o Espaço Criança atua. 

As crianças participantes desta ação foram inscritas a partir de informações encaminhadas pelas unidades educacionais sobre famílias que realmente precisariam desse atendimento durante o recesso. Os responsáveis pela criança precisaram ir à sede da SMED  para comprovar a real necessidade desse atendimento. É importante destacar que o Espaço Criança não tem por objetivo substituir e nem exime a família de, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, garantir que toda criança possa ter momentos de convivência familiar e social visando seu pleno desenvolvimento.

#PraTodosVerem: A imagem mostra uma criança vestida de lilás, deitada em um tapete. Ela olha para a quem fotografa e está com a boca aberta, em expressão de alegre. Na mão dela há um brinquedo que lembra um peixe com algumas estrelas do mar.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.