
O que era para ser uma grande festa de Ano Novo se tornou um pesadelo para a cachorrinha Wendy, da raça Dálmata e para seus donos. O motivo foi o grande barulho dos fogos de artifícios soltados pela região de Tijucas do sul para celebrar o inicio de 2022, que a assustou. O desespero fez com que ela fugisse de casa. Porém, essa historia teve um final feliz e dez dias após o seu desaparecimento, Wendy foi encontrada próximo a empresa Gerdau em Araucária.
Para encontrá-la, a dona fez publicações nas redes e sites de notícias pedindo ajuda. As postagens mobilizaram moradores da região e na manhã desta segunda-feira (10), um Guarda Municipal, que estava de folga, recebeu uma informação que no pátio da empresa Gerdau havia aparecido uma cachorra semelhante a Wendy. Uma equipe foi até lá e avistou a cadela da raça Dálmata, logo em seguida ligaram para o irmão da dona do animal que foi até o pátio da empresa e a reconheceu. Wendy estava bastante assustada e cansada.
Em seguida Jane, que é dona da Wendy, foi até o local acompanhada de outro irmão e também reconheceu sua cachorrinha. Ela contou que o animalzinho já é parte da família. “Ela tem aproximadamente 12 anos e sempre teve muito medo de fogos”, explicou. Jane comentou também que todos da família são apegados a Wendy, principalmente suas duas filhas, que chegaram ficar doentes quando ela fugiu.
Casos com o da wendy são tão frequentes que há até Leis e Decretos que regulam e proíbem a soltura de fogos com estampidos.
As pessoas que soltam fogos de artifício, não tem a dimensão do mal que o estampido desses artefatos, causam não só aos animais, mas, também às crianças com Transtorno do Espectro Autista(TEA).
Nesse caso, vale muito mais o bom senso das pessoas em não soltar fogos com barulhos.
Fotos: Divulgação GM