Durante o período mais grave de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, os profissionais da enfermagem tiveram um destaque especial para conter o avanço da doença. Para homenagear estes trabalhadores, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou na manhã desta segunda-feira (30), no plenário da Casa, uma sessão solene para celebrar o trabalho dos profissionais da enfermagem. Durante a solenidade, em torno de 400 profissionais receberam um diploma de menção honrosa. A proposição é da deputada Flávia Francischini (União) e do deputado Alexandre Curi (PSD) e contou com a presença de profissionais e familiares.
Durante a solenidade, a deputada Flávia Francischini destacou a necessidade de se homenagear os enfermeiros do Paraná. “Os enfermeiros foram a linha de frente durante a pandemia, recebendo as pessoas que chegavam com Covid e fazendo o primeiro atendimento. Então, realmente eles precisam ser homenageados, não só agora, mas sempre. Diariamente eles dedicam suas vidas cuidando dos outros. Não é só reconhecimento simbólico, mas um agradecimento ao trabalho desses profissionais fundamentais, que são mais de 2,8 milhões Brasil. A pandemia expos a coragem e dedicação dessas pessoas na linha de frente no enfrentamento ao desconhecido, oferecendo apoio e cuidados aos que mais precisaram. Por isso, queremos assegurar políticas públicas estejam alinhadas a importância desses profissionais”, comentou a parlamentar.
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren), Rita Sandra Franz, representou todos os profissionais da área na solenidade. Ela lembrou que os profissionais sofrem uma invisibilidade social, por isso importância da homenagem. “Somos hoje, no Estado, mais de 133 mil profissionais de enfermagem no Estado, sendo a classe trabalhadora com a maior força de trabalho da área da saúde. São profissionais que dedicam a vida a cuidar da população. Esse reconhecimento é extremamente importante para a nossa profissão e nós gostaríamos de agradecer imensamente a Assembleia Legislativa. Prova, mais uma vez, que nós não somos invisíveis”, afirmou.
O vereador de Curitiba Rodrigo Reis também ressaltou a importância da solenidade. “Esta é uma classe fundamental no serviço de saúde e muitas vezes não são reconhecidos. Veja na pandemia quantos auxiliares e enfermeiros morreram defendendo a população. São pessoas que trabalham dentro dos hospitais e acaba atendendo toda a família. Por isso, hoje na Assembleia, queremos reconhecer o trabalho de enfermeiros e auxiliares de enfermagem”, disse.
A tenente-coronel Letícia Chun Pei Pan, do Hospital Militar do Paraná, avaliou que a pandemia destacou a importância dessa classe de profissionais da saúde. “É um orgulho participar desta homenagem. A enfermagem nunca esteve tão exposta como na pandemia. São profissionais importantes no cenário hospitalar, que escolheram servir ao próximo, sabendo que todos precisam de ajuda. Em tempos de doença, este período fica mais brando por causa dos profissionais da enfermagem”.
O presidente da Associação Paranaense dos Profissionais da Área de Saúde, Decarlo Trevizan, também destacou a importância da enfermagem para sociedade. “A pandemia nos trouxe desafios sem precedentes. Infelizmente, durante esse período, mais de 800 profissionais perderam suas vidas. Cada um deles é um herói. Os sacrifícios deles jamais serão esquecidos. Nenhum lutou em vão”, encerrou.
*Com informações da Alep
Nosso Dia