A Comissão Eleitoral divulgou nesta quinta-feira (03) o resultado das eleições que define os novos gestores das unidades educacionais de Araucária para os próximos três anos (2016-2018). A votação ocorreu em 56 unidades e a apuração dos votos foi nas próprias unidades. Os presidentes de mesa entregaram à Comissão Eleitoral, na noite desta quarta-feira (02), o resultado e toda a documentação do processo eleitoral.
Em cinco unidades (04 CMEIs e uma escola) haverá uma nova eleição que deve ser realizada em 10 dias e segue os critérios estabelecidos pela Lei Municipal 2060/2009. Nestes locais, as chapas inscritas não atingiram a quantidade mínima de votos para serem eleitas (50% dos votos válidos + 01). Nove unidades (três escolas e seis CMEIS) tiveram apenas um registro de candidatura, que foi indeferido. Em outras cinco (quatro escolas e um CMEI) não houve registro de candidaturas.
Candidatos – Poderiam ser candidatos à direção, os servidores que estavam em efetivo exercício na unidade por mais de quatro meses consecutivos. Foram requisitos ainda: ter formação em Licenciatura Plena ou Pedagogia, disponibilidade de 40 (quarenta) horas semanais, ter participado do curso para gestores (ofertado pela Educação no mês de agosto) com frequência mínima de 75% e não estar cumprindo estágio probatório no padrão em que ocorreu o registro da candidatura. Todos os requisitos estão previstos na Lei 2060/2009.
Votantes – Puderam votar os estudantes com 12 anos de idade ou mais, pais ou responsáveis legais, profissionais que estiverem em exercício num período superior a quatro meses consecutivos na unidade escolar, bem como professores itinerantes RMDs (Regente de Modalidade Diferenciada) e os professores que possuem aulas extraordinárias.
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