Na segunda-feira (30 de novembro) aconteceu o Festival Araucária de Judô, que marcou o encerramento das atividades do ano. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Rodrigo Pereira Gomes (CSU), promovido pela Prefeitura de Araucária por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Durante a abertura do Festival estiveram presentes as autoridades: secretário de esporte e lazer, Olizandro Junior, o diretor geral, Idu Blaszczak, a coordenadora do Núcleo CSU, Cássia Alvim, e o diretor da Escola Aleixo Grebos, Cláudio Cassiano Morales.
Todos os alunos fizeram ao menos uma luta contra pessoas das escolinhas de outras localidades. Em seguida foram entregues medalhas de participação. O Festival teve o objetivo principal de confraternizar os alunos das escolinhas de judô do Projeto Esporte nos Bairros.
Estiveram presentes cerca de 160 crianças, jovens e adultos dos Núcleos Esportivos Parque Cachoeira, CSU, Centro Esportivo do Plínio e Primavera, Tropical, Escola Municipal Aleixo Grebos e como convidada a Escola Municipal Silda Sally, que tiveram a oportunidade de mostrar aos pais e ao público em geral, as habilidades adquiridas durante o ano.
Para o técnico de judô da Secretaria de Esporte, Francisco de Souza, “foi gratificante ver todos os alunos colocando em prática tudo o que foi ensinado durante o ano. Como disse seu criador, Jigoro Kano, ‘as medalhas enferrujam e o caráter permanece para sempre’”, pontuou. O secretário de esporte, Olizandro Junior, enfatizou a importância do esporte como meio de tirar as crianças da ociosidade. “O judô, como modalidade olímpica, tem a finalidade da formação integral do indivíduo”, finalizou Junior.
Fotos: Victor Lovato/SMEL