
Com o objetivo de atualizar as informações ambientais da área urbana de Araucária, uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), realizou a coleta de cerca de 50 mil imagens com uso de drone. Desde agosto, esses drones são utilizados em diversos pontos da cidade. Uma equipe especializada é responsável por essa ação. A última vez que esse serviço foi realizado foi no ano de 2018.
De acordo com a engenheira ambiental Andressa Moraes Dutra, do Departamento de Controle Ambiental da SMMA, o objetivo dessa ação é, por meio do uso dessa tecnologia, ter informações que possam ser utilizadas em vários projetos ambientais e também no planejamento urbano. Para o engenheiro florestal e coordenador do projeto, Márcio Polanski, o uso de aeronaves tripuladas ou não é um diferencial para melhorar a gestão pública. O produto final dessa parceria pode ser usado em diversas atividades que envolvem, por exemplo, a regularização fundiária, o reconhecimento de áreas públicas, coleta de dados remotamente para topografia, vistorias e aspectos ambientais.
É importante esclarecer que a aeronave utilizada para o sobrevoo está devidamente cadastrada junto a ANAC e ANATEL, bem como possui o seguro RETA, e o piloto portava a avaliação de risco e o manual de voo do equipamento durante os sobrevoos. Além disso, foram seguidas todas as regras para o uso seguro de drone, inclusive a licença de voo aprovada junto ao DECEA para ocupação do espaço aéreo.
Com informações da FUPEF.