Araucária

Drone coleta cerca de 50 mil imagens para atualizar informações ambientais na área urbana de Araucária

Com o objetivo de atualizar as informações ambientais da área urbana de Araucária, uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), realizou a coleta de cerca de 50 mil imagens com uso de drone. Desde agosto, esses drones são utilizados em diversos pontos da cidade. Uma equipe especializada é responsável por essa ação. A última vez que esse serviço foi realizado foi no ano de 2018.

De acordo com a engenheira ambiental Andressa Moraes Dutra, do Departamento de Controle Ambiental da SMMA, o objetivo dessa ação é, por meio do uso dessa tecnologia, ter informações que possam ser utilizadas em vários projetos ambientais e também no planejamento urbano. Para o engenheiro florestal e coordenador do projeto, Márcio Polanski, o uso de aeronaves tripuladas ou não é um diferencial para melhorar a gestão pública. O produto final dessa parceria pode ser usado em diversas atividades que envolvem, por exemplo, a regularização fundiária, o reconhecimento de áreas públicas, coleta de dados remotamente para topografia, vistorias e aspectos ambientais.

É importante esclarecer que a aeronave utilizada para o sobrevoo está devidamente cadastrada junto a ANAC e ANATEL, bem como possui o seguro RETA, e o piloto portava a avaliação de risco e o manual de voo do equipamento durante os sobrevoos. Além disso, foram seguidas todas as regras para o uso seguro de drone, inclusive a licença de voo aprovada junto ao DECEA para ocupação do espaço aéreo.


Com informações da FUPEF.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.