Araucária

Eclipse solar poderá ser visto no Paraná no domingo de Carnaval

Na manhã deste domingo (26) de Carnaval acontecerá um eclipse solar parcial que poderá ser observado no Paraná. Durante o fenômeno, que está previsto para começar por volta das 9h50min, a lua deve encobrir até 55% do sol. A última vez que um eclipse pode ser visto da região foi há 10 anos, quando 25% do astro ficou encoberto.

Eclipse da Lua pode ser visto em todo o Brasil

O evento ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a visão que temos da nossa estrela mais próxima. Por consequência, percebe-se um escurecimento do ambiente pela diminuição da incidência de luz solar.

Observar um eclipse solar, no entanto, exige cuidados redobrados. Os especialistas destacam que nunca se deve olhar diretamente para o Sol, ainda mais com algum tipo de instrumento, como binóculos, sob o risco de danos na retina e cegueira permanentes. Óculos escuros e filmes de raios-X velados também não são suficientes para evitar danos aos olhos

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.