Política

Estudantes de Araucária participam de bate-papo sobre poderes do município

Nesta quarta-feira (18), mais de 100 alunos de turmas do 4º e 5º ano da escola municipal Archelau de Almeida Torres participaram de uma roda de conversa sobre os poderes que constituem o município. Na ocasião, as crianças tiveram a oportunidade de fazer perguntas diretamente a representantes do município. O poder executivo municipal foi representado pelo prefeito Hissam Hussein Dehaini e o poder legislativo pelo vereador Irineu Cantador. A ação faz parte do projeto Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), e tem por objetivo trabalhar a educação política, a cidadania e a democracia.

A conversa entre o prefeito e o vereador com as crianças foi em clima descontraído e esclareceu várias dúvidas das crianças sobre as atribuições da Prefeitura e da Câmara Municipal. O prefeito lembrou às crianças que, enquanto à Câmara cabe, por exemplo, criar leis, a responsabilidade do poder executivo (Prefeitura) é realizar as ações, sempre com base na lei e que Prefeitura e Câmara trabalham juntos. Ao se referir ao processo eleitoral, o prefeito citou sobre cada pessoa (eleitor) em votar em quem tem boas propostas para o município e que os eleitos são representantes da população. Já o vereador Irineu destacou que é muito importante saber sobre política porque “ela envolve toda a nossa vida” e que a escolha das melhores propostas para o município, estado ou país ocorre por meio do voto; daí a importância de  pesquisar para escolher bem.

PROJETO – Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED), neste ano, o projeto Eleitor do Futuro está ocorrendo em 14 escolas do município. Ao longo desse primeiro semestre, os estudantes têm debatido sobre diversos temas relativos à cidadania e à democracia e este trabalho vai culminar em um processo eleitoral no mês de junho. Conforme o TRE-PR, esse processo eleitoral será “seguindo  as  regras  de  uma  eleição  oficial, respeitados os contextos de cada localidade”. Esses participantes do projeto já montaram seus partidos e cada um deles terá suas propostas. Na eleição, os estudantes saberão na prática como é votar utilizando urna eletrônica. A diplomação dos eleitos poderá ocorrer no Cartório  Eleitoral ou no TRE-PR.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.